Centro Integrado de Estudos e
Programas de Desenvolvimento Sustentável
Página Inicial

Extranet

Notícias

Mudando o mundo, uma notícia de cada vez

26/01/2017

Enviar para o Twitter Enviar para o Facebook

Jovens jornalistas são certificados pelo projeto em evento emocionante

Camisa de botão, sapato social, vestido, salto alto. Nossos seis dedicados jovens jornalistas estavam mais bonitos do que nunca. Afinal de contas, a ocasião assim pedia: aquele era o dia em que receberiam seus certificados de participação no projeto Jovem Jornalista. 

Na última quinta-feira, dia 19 de janeiro, a sala em que os futuros jornalistas costumam ter suas aulas se encheu de amigos e familiares para assistirem a esse importante momento de suas vidas.

“Acredito que o projeto tenha ampliado a visão de mundo deles, mostrado que eles realmente podem, têm voz e que são capazes de desenvolver um trabalho em que podem colaborar com a sociedade. Como mãe, eu fico muito feliz de ver que minha filha está caminhando nesse processo”, comenta Rosana, mãe da jovem jornalista Larissa Duarte.

Além dos amigos e famílias, também prestigiaram o evento Vandré Brilhante, Diretor-Presidente do CIEDS, Fábio Muller, Diretor Executivo, Sérgio Pereira, Gerente da área de Juventude e Esporte e Rômulo Paes de Sousa, diretor do Centro RIO+.

“O projeto Jovem Jornalista tem uma metodologia que possibilita a multiplicação de uma informação que seja qualificada e que, verdadeiramente, toque as pessoas. O que estamos aprendendo é justamente como preparar os jovens para essa tarefa e como poderíamos replicar essa metodologia em outros países, para criar assim grandes redes propagadoras e engajadoras”, afirma Rômulo.

Além de receberem seus certificados, os jovens jornalistas homenagearam pessoas queridas dentro do projeto e ouviram falas inspiradoras de Vandré, Rômulo e Sérgio. O clima era de emoção, mas também de descontração. Entre abraços e risadas, os jovens relembraram momentos marcantes do projeto com fotos durante todo o evento. 

“A gente ganhou outra visão de mundo depois que entramos para o Jovem Jornalista. Passamos a pensar no amanhã e nas consequências de nossas ações, mesmo as menores possíveis. Percebemos que se começarmos por nós mesmos, conseguiremos mudar o mundo, vendo nossas atitudes e querendo fazer parte da mudança”, diz Arthur Ferreira, de 17 anos, depois de receber seu certificado.

Outra boa notícia é que o projeto terá continuidade no ano de 2017, com ainda mais aprendizados e vivências da profissão que os jovens decidiram seguir. Além de continuar participando de eventos, workshops e elaborando reportagens, os meninos lançarão uma publicação escrita por eles mesmos, abordando a juventude dentro dos projetos sociais executados pelo CIEDS. Se depender de nossos jovens jornalistas, o céu é o limite.  

O Jovem Jornalista dá voz a jovens cariocas estudantes da rede pública que atuam como jornalistas voluntários identificando iniciativas inovadoras que contribuam para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – ODS da ONU. Os jovens também dão apoio à produção de matérias sobre o Rio de Janeiro. O programa é uma parceria do CIEDS com o Centro Mundial para o Desenvolvimento Sustentável – Centro RIO+, do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento – PNUD.

Para conhecer mais sobre o projeto Jovem Jornalista e as matérias produzidas acesse: jovemjornalista.wordpress.com.

Por Victoria Guimarães  

 

+ notícias do projeto

Parceiros

  • Metrô Rio e Instituto Invepar
  • Shell
  • Fundação Itaú Social
  • Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro
  • CBVE
  • Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social da Prefeitura do Rio de Janeiro – SMDS
  • Canal Futura
  • Prefeitura de Macaé
  • Centro RIO + / ONU
  • Secretaria Municipal de Saúde RJ
  • Chevron
  • Secretaria Municipal de Assistência Social – Nilópolis

Cadastre-se
E receba nossos informativos