Centro Integrado de Estudos e
Programas de Desenvolvimento Sustentável
Página Inicial

Extranet

Artigos

Redes para a Prosperidade

04/03/2015

Enviar para o Twitter Enviar para o Facebook

A cada final de ano sempre ouvimos de nossos pais, avós e amigos desejos de felicidades e prospero ano novo.  A palavra prosperidade no nosso dia a dia está muito associada ao aumento de riquezas e bens.  Todavia, se formos ao dicionário e a raiz da palavra, temos que Prosperidade (do latim prosperitate -a, -um, que vai bem, feliz), refere-se à qualidade ou estado de próspero, que, por sua vez, significa ditoso, feliz, venturoso, que se desenvolve bem, bem-sucedido, que favorece ou ajuda, afortunado.  Sua raiz vem do latim PROSPERUS, de PRO SPERE, “de acordo com as expectativas”

Através de nossa atuação, desejamos de fato uma vida prospera para todos os brasileiros, de acordo com as garantias de bem estar estabelecidas para todos os brasileiros em nossa constituição magna.  E é com este significado e mote, que buscamos em cada ação do CIEDS construir pontos irradiadores de prosperidade que interligados e conectados de forma cooperativa e participativa formam redes para a construção de vidas melhores para todos nós, com mais saúde, educação, segurança, cidadania e governança.  E acima de tudo, com mais confiança no futuro. 

Uma comunidade, sociedade ou mesmo grupo somente são empoderados  e fortalecidos para ações de desenvolvimento quando conectados em redes colaborativas promotoras de aprendizagem e apoio mutuo.  Este processo em rede busca resgatar o poder da ação mobilizadora e transformadora de grupos, da sociedade organizada e também de indivíduos que através de suas ações multiplicadoras, estimulam ações colaborativas e positivas. 

Projetos de melhoria dos processos educativos nas escolas, de empreendedorismo geradores de renda, de inclusão social de mulheres e jovens, formam as redes estratégicas e sustentáveis - que quando conectadas às ações estruturantes de políticas publicas, de empresas responsáveis, de universidades, organizações não governamentais, sindicatos e de todos os atores ativos da sociedade  - resulta em prosperidade para todos. 

Uma sociedade é mais forte quando suas “redes são mais solidas e ao mesmo tempo flexíveis para articular e envolver ações conjuntas promotoras do bem estar e da prosperidade coletiva de seus cidadãos”.  O CIEDS promove a construção de redes para a Prosperidade e confia que suas ações buscam imprimir impacto duradouro e continuado dos processos de transformação e desenvolvimento das pessoas.

Parceiros

  • Centro RIO + / ONU
  • Metrô Rio e Instituto Invepar
  • Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro
  • CBVE
  • Chevron
  • Shell
  • Fundação Itaú Social
  • Prefeitura de Macaé
  • Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social da Prefeitura do Rio de Janeiro – SMDS
  • Secretaria Municipal de Saúde RJ
  • Secretaria Municipal de Assistência Social – Nilópolis
  • Canal Futura

Cadastre-se
E receba nossos informativos