O presente trabalho tem como objetivo socializar a experiência sistematizada do Projeto Pontes para o Futuro, realizado pelo Centro Integrado de Estudos e Desenvolvimento Sustentável (CIEDS), em parceria com a Fundação Itaú Social e a Secretaria Municipal de Educação, na Escola Municipal Santo Tomás de Aquino, localizada no bairro do Leme, cidade do Rio de Janeiro. O projeto foi desenvolvido durante os anos de 2012 e 2013, e atendeu aos estudantes das turmas do oitavo e nono ano.
O projeto foi pensado em consonância com as diretrizes do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE) e com a lei 5.225 de 11/09/2010 que versa sobre a Escola de Tempo Integral e em seu Artigo 1º estabelece turno único de sete horas em toda a rede de ensino público municipal, no prazo de dez anos, a razão de 10% ao ano. O PDE indica ações voltadas à ampliação do tempo de aprendizagem dos estudantes e à qualificação dos processos de ensino, com participação dos mesmos em projetos socioculturais.
O Projeto teve como objetivo testar metodologias e sistematizar estratégias e ações de qualificação e fortalecimento da política de educação integral, por meio de um conjunto de ações socioeducativas que valorizem a escolarização como o melhor investimento para um futuro mais promissor e que contribuam para a redução dos índices de evasão na transição do ensino fundamental para o médio.
Para atingir esse objetivo o CIEDS desenvolveu metodologia baseada nas seguintes premissas: professores corresponsáveis perante o desenvolvimento das ações; aproximação entre escola e comunidade, incluindo novos atores sociais e familiares no processo educativo, ações implementadas de forma orgânica com o cotidiano escolar.
O conjunto de ações socioeducativas planejadas com o corpo docente da escola incluiu as seguintes estratégias: realização de Oficinas Temáticas; visitas às Instituições de Ensino e aos espaços laborais; encontros motivacionais e elaboração de Plano de Estudos; Oficinas – Perspectivas de futuro; Feira das Profissões; Roda de Conversa com os responsáveis (produção do Guia de Oportunidades Escolares).
Oficinas temáticas tiveram como conteúdos norteadores os macrocampos do Programa Mais Educação, a saber: Acompanhamento Pedagógico; Cultura e Artes; Cultura Digital; Direitos Humanos em Educação; Educação Ambiental; Investigação no Campo das Ciências da Natureza; Comunicação e uso de mídias; Educação Econômica; Promoção daSaúde; Esporte e Lazer. As oficinas priorizaram a participação de palestrantes com trajetória significativa junto à comunidade local e larga experiência nos temas, tendo periodicidade mensal e duração de duas horas para cada turma.
Foi aplicado diagnóstico a 67 estudantes, que permitiu a aproximação com a realidade vivida pelos estudantes. O questionário (42 questões) foi formatado de maneira a contemplar: informações socioeconômicas do núcleo familiar; questões que permitam compreender o que desejam para seu futuro; como entendem a relação entre escolarização e perspectiva profissional e como veem as possibilidades de ensino que podem seguir após a conclusão do Ensino Fundamental.
Ademais, visando ampliar a discussão sobre Educação Integral, pais e responsáveis participaram de pesquisa sobre a participação das famílias no cotidiano escolar. O questionário (26 questões) contemplou informações socioeconômicas da família e questões que permitiram compreender o que pensam sobre a escola, o que desejam para o futuro dos filhos e como entendem a relação entre escolarização e perspectiva profissional. Foram convidados 24 responsáveis, residentes nas comunidades do Chapéu Mangueira e Babilônia para respondê-lo. Todas as atividades realizadas pelo projeto foram sistematizadas, com vistas à contribuir com a política pública de educação integral.
Com base na experiência do Projeto Pontes para o Futuro, o CIEDS acredita que o engajamento dos pais e responsáveis enquanto protagonistas no processo educativo de seus filhos é de fundamental importância para a ratificação das premissas da Educação Integral: novos tempos, espaços e atores.