Somos a organização social mais relevante do Brasil (TOP 1) segundo o thedotgood. O prêmio é um dos mais respeitados rankings internacionais que avaliam os impactos locais e globais de ONGs pelo mundo. Somos a TOP 1 do Brasil por três anos consecutivos (2023, 2024 e 2025).
Quem Somos
Quem Somos
Promover prosperidade para quem mais precisa, conectando pessoas, organizações, empresas, governos e territórios.
Buscamos um país mais justo, democrático e sustentável, com melhores oportunidades para todas as pessoas.
Mais prosperidade para todas as pessoas.
VALORES QUE
NOS GUIAM
- Atuação colaborativa e em redes
- Qualidade, Ética e transparência
- Inovação e gestão orientada ao impacto
- Valorização dos saberes, culturas e diversidades
- Incentivo ao desenvolvimento de todos os nossos públicos

Reconhecimentos
Equipe Executiva
Reunimos profissionais de diversas áreas do conhecimento e qualificações acadêmicas para garantir um corpo técnico altamente qualificado. Adotamos uma estrutura de governança que aproxima áreas, projetos e equipes, garantindo uma atuação ágil e abrangente.
Vandré Brilhante
Diretor-Presidente
Há 32 anos atua no Terceiro Setor e no aprimoramento de políticas públicas brasileiras. Fundador e Diretor-Presidente do CIEDS, graduado em Ciências Econômicas na Universidade de Fortaleza, especialização nos EUA em Economia Internacional. Experiência em Desenvolvimento Local, Gestão Estratégica e Gestão do Terceiro Setor com larga atuação em projetos de cunho social e público. Conselheiro em espaços de diálogo e controle social, como no ConSOC do BID e no CNAS. Participa ativamente de discussões nacionais e internacionais sobre a consolidação de políticas públicas para a mudança social concreta. Tem foco no fortalecimento de organizações sociais de base comunitária e na autonomia das juventudes.
Redistribuir poder, construir autonomia: o papel do CIEDS na reinvenção da filantropia comunitária e no fortalecimento das políticas públicas
Transição energética e justiça social: por que o CIEDS foi finalista do prêmio do Energy Summit
Fábio Muller
Diretor Executivo
Doutor em Ciências Políticas e Relações Internacionais no IUPERJ (Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro), Mestre em Sistemas de Gestão na Escola de Engenharia da Universidade Federal Fluminense (UFF 2011), Especialização em Organizações e Estratégias (UFF 2008) e graduação em Administração de Empresas Públicas e Privadas pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ 2000).
Redistribuir poder, construir autonomia: o papel do CIEDS na reinvenção da filantropia comunitária e no fortalecimento das políticas públicas
Como a COP 30 pode nos levar além: a desigualdade social deve permear as discussões ambientais
Roselene Souza
Diretora de Governança, Gente e Cultura
Atua no CIEDS desde 2006. Tem especialização em Responsabilidade Social no Terceiro Setor pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ 2010) e graduação e licenciatura em Psicologia pela Universidade Católica e Petrópolis (UCP 1991). Desenvolve diretrizes e implementa ações que garantam a qualidade, a efetividade e a transparência das intervenções realizadas.
Profissionalizar o Terceiro Setor é garantir transparência e resultado
Caminhos para garantir o fortalecimento democrático
Noemi Braga
Diretora Jurídica
Advogada, Graduada pela UCAM e Contadora Graduada pelas Faculdades Reunidas Nuno Lisboa, Pós-Graduada na área de Gestão de Recursos Humanos pela FGV, Presidente da Comissão do Terceiro Setor da OAB-Bangu Membro da Comissão da OAB-Mulher da OAB- Bangu. Está no CIEDS desde 2008. É responsável pelo setor de Prestação de Contas, Análise Contábil e Acompanhamento dos Processos Jurídicos e Contratos Institucionais.
Compliance nas Organizações Sociais: pilar para a transparência e a governança
Caminhos para garantir o fortalecimento democrático
José Cláudio Barros
Diretor de Programas e Projetos
Jornalista, Mestre e Doutor em Ciência da Informação (ECO-UFRJ/IBICT). Especialista na mediação de processos participativos e colaborativos, atua há mais de 30 anos no terceiro setor com gestão de projetos e programas. Foi Coordenador de Projetos da Universidade Popular da Baixada onde coordenou projetos de Mobilização Social, Pesquisa e Divulgação do Estatuto da Criança e do Adolescente que resultaram na criação de Conselhos de Direitos e Fóruns Municipais. Na Fundação Abrinq pelos Direitos da Criança atuou como Coordenador de Planejamento fornecendo suporte de avaliação, sistematização e planejamento de projetos e programas. Na CARE Internacional Brasil atuou como Gerente de Programas atuando na supervisão e apoio técnico para projetos e programas nas áreas de Educação, Empreendedorismo e Geração de Renda, e Resposta a Emergências e Redução de Risco de Desastres. No CIEDS está desde 2015.
4 estratégias para impulsionar impacto coletivo por meio de redes locais
Educação no Brasil: ferramenta fundamental para erradicação da pobreza e redução da desigualdade social
Leonardo José
Diretor de Programas e Projetos
Mestrando em Gestão da Inovação e Propriedade Intelectual, com graduação e pós-graduação lato sensu pela PUC-Rio em administração de empresas, com ênfase em finanças corporativas. Gerente de empreendedorismo do CIEDS, tendo atuado também como Coordenador do Programa de Empreendedorismo Shell Iniciativa Jovem e outros projetos ligados ao tema. Atuou como professor, consultor, instrutor e gestor de projetos em várias organizações pelo Brasil.
Descentralizar a inovação: empreendedorismo como catalisador de políticas públicas
Investir em Justiça Climática é Investir no Futuro do Brasil: 3 estratégias para Ações Efetivas
Beatriz Faia
Gerente Executiva Desenvolvimento São Paulo e Parcerias
Graduada em Gestão de Políticas Públicas (EACH/USP), especialista em Gestão Pública Municipal (UFF), com MBAs em Liderança, Inovação e Gestão 3.0 (PUC) e em Gestão de Projetos (Esalq/USP), além de certificação em Gestão de Projetos Sociais – PMD (APMG-International). Com 15 anos de experiência na gestão de projetos, programas e portfólios, destaca-se na elaboração e captação de projetos de impacto e no fortalecimento de parcerias estratégicas. No CIEDS, atua no desenvolvimento institucional em São Paulo e na articulação com parceiros em diversos outros territórios.
Fernanda Colmenero
Gerente de Expansão
Bacharel em Ciências Sociais (UFRJ) e mestra em Educação (PUC-Rio), possui 12 anos de experiência em gestão de projetos sociais, tendo um olhar estratégico para inovação social e construção de valor compartilhado a partir da diversidade e inclusão social e econômica. Hoje, atua no CIEDS como Gerente de Impactos e Redes, sendo responsável pela coordenação do processo de captação de recursos da instituição. Métodos ágeis, gestão de processos, design thinking e gestão de projetos considerando as boas práticas do PMBOK e Prince2 são partes integrantes da sua experiência e atuação.
Relacionamento com Comunidades: o caminho para uma mineração sustentável
Elas no campo: como superar os desafios de gênero no trabalho de relacionamento com comunidades?
João Victor Gurgel
Gerente Executivo Operações institucionais
Graduado em Engenharia de Produção (UNIFOR) com dupla graduação em Administração (MUM - Universidade Técnica de Munique). MBA em Gestão de Negócios (IBMEC), pós graduado em Favelas e Cidades Inteligentes (UFRJ) e pós graduando em Gestão da Tecnologia da Informação (Anhembi Morumbi). Atuação no terceiro setor e empresas privadas, com foco em monitoramento e avaliação de impacto, planejamento estratégico, gestão e governança. É Gerente de Finanças e Operações do CIEDS.
3 dicas para garantir sustentabilidade financeira da sua organização social
Marina Rotenberg
Gerente Executiva Impacto, Marca e Performance
Pós Graduanda em Gestão Estratégica de Negócios pela Conquer, Pós Graduada em Comunicação Organizacional Integrada pela Escola Superior de Propaganda e Marketing e Bacharel em Comunicação Social pela PUC-Rio, com experiência de intercâmbio no ISCEM - Instituto de Comunicação Empresarial, em Lisboa, Portugal. Fez parte da idealização do LCD - Laboratório de Comunicação Dialógica, da UERJ, grupo de estudos sobre comunicação Comunitária, passou por equipes de marketing na iniciativa privada, atendimento publicitário em agências de comunicação e há dez anos trabalha comunicando impacto no poder público e terceiro setor.
Comunicação é um direito
Grupo Orientador
Grupo consultivo e voluntário que reúne representantes do poder público, iniciativa privada e organizações sociais. O Grupo Orientador contribui, orienta e apoia na gestão institucional, a partir de análise de cenários e tendências das políticas públicas e do investimento social privado, auxiliando na tomada de decisões, planejamento estratégico e sustentabilidade organizacional.
Ana Addobbati
Ana Parente
Daniel Calarco
Daniel Calarco é advogado, ativista e fundador do Observatório Internacional da Juventude. Nascido na Vila Vintém (RJ), dedica-se a empoderar jovens de comunidades vulneráveis no Brasil, promovendo inclusão, justiça social e desenvolvimento sustentável. Como Obama Scholar pela Universidade de Columbia, criou estratégias para apoiar líderes climáticos na proteção dos biomas brasileiros. Atuou como Conselheiro Nacional de Juventude e colaborou com ONU e OCDE. Já impactou mais de 10 mil jovens com programas de capacitação em emprego, tecnologia e direitos humanos. Recebeu a Comenda Tiradentes e integra o Comitê Jovem do Pacto Global da ONU no Brasil.
Eraldo Noronha
Eraldo Noronha é Diretor Executivo da Associação Voar, organização com atuação em Fortaleza e Tauá (CE), que promove o desenvolvimento integral de crianças, adolescentes e jovens por meio da educação, cultura e inclusão produtiva, impactando diretamente mais de 450 beneficiários. É também Diretor Técnico da Federação do Terceiro Setor do Ceará (FTS-CE) e Cofundador da Bem Inovação Social, consultoria especializada em estratégias de impacto, ESG e fortalecimento institucional para organizações da sociedade civil e empresas. Natural de Tauá, Eraldo foi atendido por um projeto social na infância e hoje atua como pesquisador do CNPq, com foco em empreendedorismo social e sustentabilidade em cadeias de suprimentos. Sua trajetória une vivência comunitária, conhecimento técnico e articulação com diferentes setores, com o propósito de conectar territórios a oportunidades transformadoras.
Fernando Valente
Executivo com uma visão holística única de marketing e capacidade de resolução de problemas, construída através de experiências práticas em Marcas Globais. Graduado em Design pela UFRJ e pós-graduado pela School of Visual Arts (NY), iniciou sua carreira na indústria criativa, atuando em agências de design e publicidade de primeira linha no Rio, SP e NY. Migrou para o cenário FMCG, fazendo carreira na L'Oréal, onde em doze anos constrói uma visão 360° de marketing que integra produto, branding, inovação e ESG. Inspirado em projetos ligados à Inovação Social e Empreendedorismo, Fernando é Global ESG & Communication Sr. Manager e Head of Reputation Intelligence na Coca Cola.
Geiza Gomes Rocha
Lidera o Rio de Impacto, movimento de instituições dinamizadoras dos negócios de impacto socioambiental no estado do Rio de Janeiro. Jornalista e especialista em comunicação estratégica, atua há mais de 20 anos no desenvolvimento de projetos para os setores público, privado e terceiro setor. Possui ampla experiência em relações institucionais, comunicação corporativa e articulação intersetorial. No Fórum de Desenvolvimento Estratégico da ALERJ, trabalhou na conexão entre o Poder Legislativo, universidades e sociedade civil organizada para formulação de políticas e iniciativas estratégicas. Doutoranda em Geografia e Meio Ambiente pela PUC-Rio, atualmente é Consultora Sênior de Projetos na FIRJAN, liderando o Memória da Indústria, iniciativa voltada à preservação e valorização da história da Federação rumo ao bicentenário.
Guibson Trindade
Guibson Trindade é comunicólogo, pesquisador e ativista com mais de 20 anos de atuação em justiça social, equidade racial e transformação organizacional. Cofundador e Gerente Executivo da Associação Pacto de Promoção da Equidade Racial, lidera a iniciativa que reúne mais de 85 organizações comprometidas com metas e indicadores de inclusão no setor privado. Sob sua liderança, o Pacto criou o Índice ESG de Equidade Racial, reconhecido como uma das ferramentas mais inovadoras de mensuração e gestão da diversidade nas empresas brasileiras. Mestre em Administração e Governança pela FECAP e com MBA em Gestão de Pessoas, é também Professor Convidado da Fundação Dom Cabral, contribuindo para a formação de lideranças empresariais comprometidas com diversidade, equidade e inclusão. Pernambucano, tem trajetória marcada pela articulação entre empresas, investimento social privado e projetos em educação, saúde e acolhimento de refugiados.
Ítalo Brito Alencar
Ítalo Brito Alencar é médico, formado há 13 anos, com experiência em saúde e gestão pública. Iniciou sua atuação como diretor do Hospital Filantrópico São Raimundo, onde permaneceu por três anos. Foi vice-prefeito e prefeito de Nova Olinda por dois mandatos, obtendo a maior votação da história do município. Nesse período, liderou projetos em saúde, educação, infraestrutura e desenvolvimento sustentável. Presidiu o Consórcio de Saúde do Cariri, a Associação dos Prefeitos do Cariri Oeste e foi vice-presidente do Consórcio de Resíduos Sólidos. Atualmente, é Diretor Regional da Semace no Crato. Também é autor do livro Nova Olinda, Ceará: Nossa Terra, Nossa Gente, que resgata a história e identidade do município.
Jéssika Moreira
Jessika Moreira é diretora-executiva do Movimento Pessoas à Frente. Especialista em Políticas Públicas para Cidades Inteligentes pela Universidade de São Paulo (USP), possui sólida formação executiva em liderança, com cursos em instituições como Cornell University, Insper, THNK School of Creative Leadership, Fundação Dom Cabral e IBGC. Atuou por oito anos na Casa Civil do Governo do Ceará, onde idealizou e cofundou o ÍRIS | Laboratório de Inovação e Dados, reconhecido com a Medalha do Prêmio Espírito Público (2020). Foi consultora da ONU na capacitação de gestores públicos em 52 municípios, integra a Rede de Líderes da Fundação Lemann e compõe o grupo orientador do CIEDS.
Jota
Empresário e consultor ESG, apaixonado por viagens, cultura e inovação. Com formação multidisciplinar em áreas como administração, comunicação e teatro, atua há mais de uma década no desenvolvimento e gestão de projetos de inovação e impacto socioambiental, criatividade e comunicação. É Consultor na Camino Estratégias e Presidente da Atitude Inicial, um negócio de impacto social capixaba com atuação nacional que cria estratégias e metodologias de inovação social para médias e grandes empresas, organizações e comunidades.
Luciana Gama Muniz
Graduada em Relações Internacionais e Mestre em Ciências Sociais, atua há mais de vinte anos com cooperação internacional em organizações da sociedade civil. Atualmente, é diretora de programas do Centro Brasileiro de Relações Internacionais (CEBRI). Possui ampla experiência em processos de desenvolvimento organizacional, estruturação de redes para construção de conhecimento, articulação de parcerias e captação de recursos com instituições multilaterais, organismos internacionais, think tanks, setores público e privado. Possui especialização em Facilitação de Processos e em Economia e Gestão da Sustentabilidade. Participou do Curso Interdisciplinar de Direitos Humanos do Instituto Interamericano de Direitos Humanos e do Programa Latino-Americano de Governabilidade, Gerência Política e Gestão Pública, desenvolvido pelo Banco de Desenvolvimento da América Latina e George Washington University.
Raphael Correa
Líder sênior e executivo empreendedor com sólida experiência empresarial impulsionada pela criação de valor de longo prazo para os stakeholders. Líder da expansão global da plataforma de streaming Globoplay, do plano de negócios ao lançamento de produtos em mais de 20 mercados. Histórico comprovado para alavancar recursos em diferentes unidades de negócios (B2B e B2C), aproveitando o talento e a tecnologia como um diferencial para transformar e dimensionar criativamente a criação de valor. Experiência no desenvolvimento e implementação de diversas parcerias e alianças estratégicas de negócios. É Diretor de Negócios – Canais Pagos, Globo Envolvido e interessado em governança corporativa e os papéis dos Conselhos e Membros do Conselho, agenda ESG e seu impacto na sociedade, organizações e seus stakeholders. É ex-aluno da Harvard Business School e ex-alunos da Stanford GSB.
Renata Chagas
Renata Chagas é carioca, tem dois filhos adolescentes, casada, apaixonada por fotografia, história e cultura em geral. Formada em jornalismo, com pós-graduação em Comunicação e Imagem e Comunicação Empresarial, desenvolveu sua carreira em empresas de grande porte nas áreas de Sustentabilidade, Comunicação Corporativa, Marketing, Relações Institucionais e Responsabilidade Social. Foi gerente de Comunicação da Iberdrola Brasil (2005-2016), liderando a criação do Instituto Iberdrola Brasil. Foi Gerente de Comunicação e Sustentabilidade da Prudential do Brasil de 2016 a 2018, quando também presidiu o Comitê de Sustentabilidade da AmCham RJ. Desde 2018, é Diretora-Presidente do Instituto Neoenergia, parte integrante do investimento social da Neoenergia.
Thais Oliveira
Sólida experiência em desenvolvimento de novos negócios e inovação, transitando pelo terceiro setor e multinacionais em cargos de alta liderança nas áreas de governança de projetos, contratos, empreendedorismo e inovação (cultura, novos negócios, inovação aberta e PD&I). Vasta experiência na aplicação de métodos de inovação (ágeis, lean, six sigma, dentre outros). Internacionalista, pós-graduada em Gestão Empresarial e Marketing pela ESPM, Gestão Projetos pela FGV e, cursando MBA em Liderança, Inovação e Gestão 4.0 na PUC-RS. Extensão Service Design, Copenhagen Institute of Interaction Design, InnovAgile Academy - POLIMI Graduate School of Management e, em Inovação Executiva - Programa LidERA X.0 na UPTEC - Science and Technology Park of University of Porto. Atua como voluntária em ações de alto impacto nos diferentes ecossistemas de empreendedorismo e inovação do Brasil.
Taiana Yung
Sólida experiência em Responsabilidade Social Corporativa, Sustentabilidade e Investimento Social Privado. Carreira desenvolvida por meio de prestação de serviço em diferentes organizações públicas e privadas, de grande e médio portes. Por meio da Logos Consultoria, coordenei projetos em empresas como: Petrobras; Universidade Petrobras; Br Distribuidora; Itaú Social; Fundação Roberto Marinho; Instituto Unibanco; Comitê Olímpico Rio 2016; União de Cidades Capitais Ibero-americanas. Possui Mestrado em Pesquisa Social pela ENCE/IBGE; É Mediadora de Conflitos pela EMERJ; Coach pela IBC com Graduações em Geografia e Psicologia (em curso). E Conselheira de administração e consultiva pelo IBGC.