Somos a 1ª organização social mais relevante do Brasil segundo o thedotgood. O prêmio é um dos mais respeitados rankings internacionais que avaliam os impactos locais e globais de ONGs pelo mundo. Subimos cinco posições no ranking de 2002 para 2023 e o mativemos em 2024, o que revela nosso compromisso com a melhoria contínua. Somos reconhecidos no ranking desde nossa primeira submissão, em 2017.
Quem Somos
Quem Somos
Promover prosperidade para quem mais precisa, conectando pessoas, organizações, empresas, governos e territórios.
Buscamos um país mais justo, democrático e sustentável, com melhores oportunidades para todas as pessoas.
Mais prosperidade para todas as pessoas.
VALORES QUE
NOS GUIAM
- Atuação colaborativa e em redes
- Qualidade, Ética e transparência
- Inovação e gestão orientada ao impacto
- Valorização dos saberes, culturas e diversidades
- Incentivo ao desenvolvimento de todos os nossos públicos

Reconhecimentos
Equipe Executiva
Reunimos profissionais de diversas áreas do conhecimento e qualificações acadêmicas para garantir um corpo técnico altamente qualificado. Adotamos uma estrutura de governança que aproxima áreas, projetos e equipes, garantindo uma atuação ágil e abrangente.
Vandré Brilhante
Diretor-Presidente
Há 32 anos atua no Terceiro Setor e no aprimoramento de políticas públicas brasileiras. Fundador e Diretor-Presidente do CIEDS, graduado em Ciências Econômicas na Universidade de Fortaleza, especialização nos EUA em Economia Internacional. Experiência em Desenvolvimento Local, Gestão Estratégica e Gestão do Terceiro Setor com larga atuação em projetos de cunho social e público. Conselheiro em espaços de diálogo e controle social, como no ConSOC do BID e no CNAS. Participa ativamente de discussões nacionais e internacionais sobre a consolidação de políticas públicas para a mudança social concreta. Tem foco no fortalecimento de organizações sociais de base comunitária e na autonomia das juventudes.
2024 foi um ano de expansão de territórios para o CIEDS
Democracia e cultura da paz: um compromisso renovado
Fábio Muller
Diretor Executivo
Doutor em Ciências Políticas e Relações Internacionais no IUPERJ (Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro), Mestre em Sistemas de Gestão na Escola de Engenharia da Universidade Federal Fluminense (UFF 2011), Especialização em Organizações e Estratégias (UFF 2008) e graduação em Administração de Empresas Públicas e Privadas pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ 2000).
Como a COP 30 pode nos levar além: a desigualdade social deve permear as discussões ambientais
Eleições municipais: por que são cruciais para garantir a democracia na prática?
Roselene Souza
Diretora de Governança, Gente e Cultura
Atua no CIEDS desde 2006. Tem especialização em Responsabilidade Social no Terceiro Setor pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ 2010) e graduação e licenciatura em Psicologia pela Universidade Católica e Petrópolis (UCP 1991). Desenvolve diretrizes e implementa ações que garantam a qualidade, a efetividade e a transparência das intervenções realizadas.
Profissionalizar o Terceiro Setor é garantir transparência e resultado
Caminhos para garantir o fortalecimento democrático
Noemi Braga
Diretora Jurídica
Advogada, Graduada pela UCAM e Contadora Graduada pelas Faculdades Reunidas Nuno Lisboa, Pós-Graduada na área de Gestão de Recursos Humanos pela FGV, Presidente da Comissão do Terceiro Setor da OAB-Bangu Membro da Comissão da OAB-Mulher da OAB- Bangu. Está no CIEDS desde 2008. É responsável pelo setor de Prestação de Contas, Análise Contábil e Acompanhamento dos Processos Jurídicos e Contratos Institucionais.
Compliance nas Organizações Sociais: pilar para a transparência e a governança
Caminhos para garantir o fortalecimento democrático
José Cláudio Barros
Diretor de Programas e Projetos
Jornalista, Mestre e Doutor em Ciência da Informação (ECO-UFRJ/IBICT). Especialista na mediação de processos participativos e colaborativos, atua há mais de 30 anos no terceiro setor com gestão de projetos e programas. Foi Coordenador de Projetos da Universidade Popular da Baixada onde coordenou projetos de Mobilização Social, Pesquisa e Divulgação do Estatuto da Criança e do Adolescente que resultaram na criação de Conselhos de Direitos e Fóruns Municipais. Na Fundação Abrinq pelos Direitos da Criança atuou como Coordenador de Planejamento fornecendo suporte de avaliação, sistematização e planejamento de projetos e programas. Na CARE Internacional Brasil atuou como Gerente de Programas atuando na supervisão e apoio técnico para projetos e programas nas áreas de Educação, Empreendedorismo e Geração de Renda, e Resposta a Emergências e Redução de Risco de Desastres. No CIEDS está desde 2015.
Educação no Brasil: ferramenta fundamental para erradicação da pobreza e redução da desigualdade social
Leonardo José
Diretor de Programas e Projetos
Mestrando em Gestão da Inovação e Propriedade Intelectual, com graduação e pós-graduação lato sensu pela PUC-Rio em administração de empresas, com ênfase em finanças corporativas. Gerente de empreendedorismo do CIEDS, tendo atuado também como Coordenador do Programa de Empreendedorismo Shell Iniciativa Jovem e outros projetos ligados ao tema. Atuou como professor, consultor, instrutor e gestor de projetos em várias organizações pelo Brasil.
Investir em Justiça Climática é Investir no Futuro do Brasil: 3 estratégias para Ações Efetivas
Favela além do estereótipo: primeiro Parque de Inovação Social em favelas do Brasil valoriza a potência da Rocinha
Beatriz Faia
Gerente Executiva Desenvolvimento São Paulo e Parcerias
Graduada em Gestão de Políticas Públicas (EACH/USP), especialista em Gestão Pública Municipal (UFF), com MBAs em Liderança, Inovação e Gestão 3.0 (PUC) e em Gestão de Projetos (Esalq/USP), além de certificação em Gestão de Projetos Sociais – PMD (APMG-International). Com 15 anos de experiência na gestão de projetos, programas e portfólios, destaca-se na elaboração e captação de projetos de impacto e no fortalecimento de parcerias estratégicas. No CIEDS, atua no desenvolvimento institucional em São Paulo e na articulação com parceiros em diversos outros territórios.
Fernanda Colmenero
Gerente de Expansão
Bacharel em Ciências Sociais (UFRJ) e mestra em Educação (PUC-Rio), possui 12 anos de experiência em gestão de projetos sociais, tendo um olhar estratégico para inovação social e construção de valor compartilhado a partir da diversidade e inclusão social e econômica. Hoje, atua no CIEDS como Gerente de Impactos e Redes, sendo responsável pela coordenação do processo de captação de recursos da instituição. Métodos ágeis, gestão de processos, design thinking e gestão de projetos considerando as boas práticas do PMBOK e Prince2 são partes integrantes da sua experiência e atuação.
Relacionamento com Comunidades: o caminho para uma mineração sustentável
Elas no campo: como superar os desafios de gênero no trabalho de relacionamento com comunidades?
João Victor Gurgel
Gerente Executivo Operações institucionais
Graduado em Engenharia de Produção (UNIFOR) com dupla graduação em Administração (MUM - Universidade Técnica de Munique). MBA em Gestão de Negócios (IBMEC), pós graduado em Favelas e Cidades Inteligentes (UFRJ) e pós graduando em Gestão da Tecnologia da Informação (Anhembi Morumbi). Atuação no terceiro setor e empresas privadas, com foco em monitoramento e avaliação de impacto, planejamento estratégico, gestão e governança. É Gerente de Finanças e Operações do CIEDS.
3 dicas para garantir sustentabilidade financeira da sua organização social
Marina Rotenberg
Gerente Executiva Impacto, Marca e Performance
Pós Graduanda em Gestão Estratégica de Negócios pela Conquer, Pós Graduada em Comunicação Organizacional Integrada pela Escola Superior de Propaganda e Marketing e Bacharel em Comunicação Social pela PUC-Rio, com experiência de intercâmbio no ISCEM - Instituto de Comunicação Empresarial, em Lisboa, Portugal. Fez parte da idealização do LCD - Laboratório de Comunicação Dialógica, da UERJ, grupo de estudos sobre comunicação Comunitária, passou por equipes de marketing na iniciativa privada, atendimento publicitário em agências de comunicação e há dez anos trabalha comunicando impacto no poder público e terceiro setor.
Comunicação é um direito
Grupo Orientador
Grupo consultivo e voluntário que reúne representantes do poder público, iniciativa privada e organizações sociais. O Grupo Orientador contribui, orienta e apoia na gestão institucional, a partir de análise de cenários e tendências das políticas públicas e do investimento social privado, auxiliando na tomada de decisões, planejamento estratégico e sustentabilidade organizacional.
Ana Addobbati
Lidera a Rede Livre de Assédio. Liderança na área de impacto e no meio corporativo, fundou em 2017 a iniciativa de combate ao assédio em empresas, focada em transformação cultural, prevenção, governança e compliance, tendo impactado mais de 156 mil pessoas no País e sendo reconhecida como uma das iniciativas de maior impacto na luta pela Igualdade de Gênero na América Latina. É conselheira da Civicus Alliance for the Civil Society, tendo integrado grupos de trabalho para a promoção da Diversidade e inclusão nas organizações e inovação no processo de financiamento de organizações sociais. Possui Mestrado Executivo em Comunicação e Marketing Digital pela IE Business School, Madrid, Espanha, diploma de Liderança Criativa pela Thnk School de Amsterdã e de Empreendedorismo pela Drapers University, no Vale do Silício, EUA.
Ana Parente
Doutoranda em Regulação do Saneamento pela UFF. MBA em Gestão Empresarial do Setor Elétrico da FISUL. Mestre em Direito Patrimonial Privado pela Universidade de Salamanca. Pós-graduação em Direito Tributário pela Universidade Federal Fluminense e em Direito do Mercado de Capitais e Mercado Financeiro – IBMEC/SP. Sólida experiência em fusões e aquisições M&A, compliance, governança, energia, contratos e regulação econômica. Consultora e pesquisadora no Centro de Estudos em Regulação e Infraestrutura da Fundação Getulio Vargas (FGV CERI). Coordenadora Juridico-Regulatorio na Aguas do Rio. Membra da Comissão Especial de Licitação e Contratos Administrativos - CELCA da Ordem dos Advogados do Brasil OAB/RJ.
Daniel Calarco
Daniel Calarco é advogado, ativista e fundador do Observatório Internacional da Juventude. Nascido na Vila Vintém (RJ), dedica-se a empoderar jovens de comunidades vulneráveis no Brasil, promovendo inclusão, justiça social e desenvolvimento sustentável. Como Obama Scholar pela Universidade de Columbia, criou estratégias para apoiar líderes climáticos na proteção dos biomas brasileiros. Atuou como Conselheiro Nacional de Juventude e colaborou com ONU e OCDE. Já impactou mais de 10 mil jovens com programas de capacitação em emprego, tecnologia e direitos humanos. Recebeu a Comenda Tiradentes e integra o Comitê Jovem do Pacto Global da ONU no Brasil.
Eraldo Noronha
Em 2015 em conjunto com uma amiga fundou o Movimento Cívico Fortaleza de Amor, em virtude da chacina ocorrida em Messejana, onde 11 pessoas foram assassinadas, sendo 9 adolescentes. Engajaram-se pessoas diversas em busca de alertar o Poder Público da falta de segurança pública e sensibilizar as pessoas da falta de empatia. Desde 2018 está na Associação Voar (Fortaleza), com o desafio de constituir o setor de Captação de Recursos. Sendo responsável pela mobilização de recursos, com filiação na Associação Brasileira de Captadores de Recursos (ABCR), e, pelas Relações Institucionais.
Fernando Valente
Executivo com uma visão holística única de marketing e capacidade de resolução de problemas, construída através de experiências práticas em Marcas Globais. Graduado em Design pela UFRJ e pós-graduado pela School of Visual Arts (NY), iniciou sua carreira na indústria criativa, atuando em agências de design e publicidade de primeira linha no Rio, SP e NY. Migrou para o cenário FMCG, fazendo carreira na L'Oréal, onde em doze anos constrói uma visão 360° de marketing que integra produto, branding, inovação e ESG. Inspirado em projetos ligados à Inovação Social e Empreendedorismo, Fernando é Global ESG & Communication Sr. Manager e Head of Reputation Intelligence na Coca Cola.
Geiza Gomes Rocha
Lidera o Rio de Impacto, movimento de instituições dinamizadoras dos negócios de impacto socioambiental no estado do Rio de Janeiro. Jornalista e especialista em comunicação estratégica, atua há mais de 20 anos no desenvolvimento de projetos para os setores público, privado e terceiro setor. Possui ampla experiência em relações institucionais, comunicação corporativa e articulação intersetorial. No Fórum de Desenvolvimento Estratégico da ALERJ, trabalhou na conexão entre o Poder Legislativo, universidades e sociedade civil organizada para formulação de políticas e iniciativas estratégicas. Mestranda em Geografia e Meio Ambiente pela PUC-Rio, atualmente é Consultora Sênior de Projetos na FIRJAN, liderando o Memória da Indústria, iniciativa voltada à preservação e valorização da história da Federação rumo ao bicentenário.
Guibson Trindade
Profissional com experiência em gestão e desenvolvimento de lideranças na área social e de assistência, coordenando ações que beneficiaram mais de 5 milhões de pessoas. Especialista em saúde e educação, gerenciou 5 projetos internacionais no Brasil, com 200 voluntários estrangeiros de 10 países, impactando 15.000 estudantes de escolas públicas. Desenvolveu protocolo de atendimento para acolhimento de refugiados pela Federação Muçulmana de São Paulo, beneficiando mais de 100.000 pessoas em situação de vulnerabilidade. É co-fundador e Gerente Executivo no Pacto de Promoção da Equidade Racial e Professor Convidado na Fundação Dom Cabral
Ítalo Brito Alencar
Ítalo Brito Alencar é médico, formado há 13 anos, com experiência em saúde e gestão pública. Iniciou sua atuação como diretor do Hospital Filantrópico São Raimundo, onde permaneceu por três anos. Foi vice-prefeito e prefeito de Nova Olinda por dois mandatos, obtendo a maior votação da história do município. Nesse período, liderou projetos em saúde, educação, infraestrutura e desenvolvimento sustentável. Presidiu o Consórcio de Saúde do Cariri, a Associação dos Prefeitos do Cariri Oeste e foi vice-presidente do Consórcio de Resíduos Sólidos. Atualmente, é Diretor Regional da Semace no Crato. Também é autor do livro Nova Olinda, Ceará: Nossa Terra, Nossa Gente, que resgata a história e identidade do município.
Jéssika Moreira
Graduada em Marketing pela Universidade de Fortaleza (Unifor). Com formação executiva em Inovação no Setor Público pelo Insper; Liderança Estratégica e Inovadora na Era Digital pela Cornell University; Liderança de Dados para Negócios pela Tera; certificação nos programas RH Estratégico no Setor Público pela Fundação Dom Cabral; e Liderança Criativa no Setor Público e na Sociedade Civil pela THNK School of Creative Leadership. É formada em Inovação no Setor Público pelo Insper, e é a cofundadora e coordenadora-geral do Laboratório de Inovação e Dados do Governo do Ceará fala sobre sua trajetória e os desafios de inovar no setor público.
Jota
Fundador e Diretor Executivo na Atitude Inicial | Facilitador de Processos Criativos e Colaborativos para desenvolvimento de Tecnologias e Inovações Sociais. Formado em Gestão Empresarial e Comunicação Visual pelo SENAC/ES, cursou Administração pela Universidade Federal do Espírito Santo. Atua desde 2008 na coordenação e desenvolvimento de projetos para engajamento e transformação social. Em 2012 fundou a Atitude Inicial, com o objetivo de tornar a sociedade em um lugar melhor por meio do desenvolvimento de projetos, intervenções, oficinas e metodologias para transformação social e desenvolvimento humano.
Luciana Gama Muniz
Graduada em Relações Internacionais e Mestre em Ciências Sociais, atua há mais de vinte anos com cooperação internacional em organizações da sociedade civil. Atualmente, é diretora de programas do Centro Brasileiro de Relações Internacionais (CEBRI). Possui ampla experiência em processos de desenvolvimento organizacional, estruturação de redes para construção de conhecimento, articulação de parcerias e captação de recursos com instituições multilaterais, organismos internacionais, think tanks, setores público e privado. Possui especialização em Facilitação de Processos e em Economia e Gestão da Sustentabilidade. Participou do Curso Interdisciplinar de Direitos Humanos do Instituto Interamericano de Direitos Humanos e do Programa Latino-Americano de Governabilidade, Gerência Política e Gestão Pública, desenvolvido pelo Banco de Desenvolvimento da América Latina e George Washington University.
Raphael Correa
Líder sênior e executivo empreendedor com sólida experiência empresarial impulsionada pela criação de valor de longo prazo para os stakeholders. Líder da expansão global da plataforma de streaming Globoplay, do plano de negócios ao lançamento de produtos em mais de 20 mercados. Histórico comprovado para alavancar recursos em diferentes unidades de negócios (B2B e B2C), aproveitando o talento e a tecnologia como um diferencial para transformar e dimensionar criativamente a criação de valor. Experiência no desenvolvimento e implementação de diversas parcerias e alianças estratégicas de negócios. É Diretor de Negócios – Canais Pagos, Globo Envolvido e interessado em governança corporativa e os papéis dos Conselhos e Membros do Conselho, agenda ESG e seu impacto na sociedade, organizações e seus stakeholders. É ex-aluno da Harvard Business School e ex-alunos da Stanford GSB.
Renata Chagas
Profissional de comunicação, sustentabilidade e relações institucionais, fluente em espanhol e inglês. Pós-graduada em Comunicação Empresarial pela ESPM e em Comunicação e Imagem pela PUC-Rio. Graduada em Comunicação Social pela FACHA. Experiência adquirida em empresas de grande porte, com atuação nas áreas de Sustentabilidade, Comunicação Corporativa, Marketing, Relações Institucionais e Responsabilidade Social. Foi gerente de Comunicação da Iberdrola Brasil de 2005 a 2016, onde liderou a implantação do Instituto Iberdrola Brasil em 2014. Trabalhou por quase dois anos como Gerente de Comunicação e Sustentabilidade da Prudential do Brasil, período no qual atuou também como Chairperson do Comitê de Sustentabilidade da AmCham RJ (Câmara de Comércio Americana). Atualmente, é Diretora do Instituto Neoenergia, braço de atuação social do Grupo Neoenergia, o maior grupo privado do setor elétrico brasileiro em número de clientes.
Thais Oliveira
Sólida experiência em desenvolvimento de novos negócios e inovação, transitando pelo terceiro setor e multinacionais em cargos de alta liderança nas áreas de governança de projetos, contratos, empreendedorismo e inovação (cultura, novos negócios, inovação aberta e PD&I). Vasta experiência na aplicação de métodos de inovação (ágeis, lean, six sigma, dentre outros). Internacionalista, pós-graduada em Gestão Empresarial e Marketing pela ESPM, Gestão Projetos pela FGV e, cursando MBA em Liderança, Inovação e Gestão 4.0 na PUC-RS. Extensão Service Design, Copenhagen Institute of Interaction Design, InnovAgile Academy - POLIMI Graduate School of Management e, em Inovação Executiva - Programa LidERA X.0 na UPTEC - Science and Technology Park of University of Porto. Atua como voluntária em ações de alto impacto nos diferentes ecossistemas de empreendedorismo e inovação do Brasil.
Taiana Yung
Sólida experiência em Responsabilidade Social Corporativa, Sustentabilidade e Investimento Social Privado. Carreira desenvolvida por meio de prestação de serviço em diferentes organizações públicas e privadas, de grande e médio portes. Por meio da Logos Consultoria, coordenei projetos em empresas como: Petrobras; Universidade Petrobras; Br Distribuidora; Itaú Social; Fundação Roberto Marinho; Instituto Unibanco; Comitê Olímpico Rio 2016; União de Cidades Capitais Ibero-americanas. Possui Mestrado em Pesquisa Social pela ENCE/IBGE; É Mediadora de Conflitos pela EMERJ; Coach pela IBC com Graduações em Geografia e Psicologia (em curso). E Conselheira de administração e consultiva pelo IBGC.