O Projeto é desenvolvido pelo CIEDS em Aracaju com o financiamento da SEDH, Secretaria Especial de Direitos Humanos, da Presidência da República, que distribuiu certificados e Cartilhas Educativas na reunião. As Cartilhas falam sobre saúde, meio ambiente e comunidade. A comunidade de Santa Maria é uma das mais carentes de Aracaju.
O Balcão de Direitos vem trabalhando junta a seus moradores no sentido de oferecer informações e encaminhamento para a retirada de documentos e prestar assessoria jurídica para a solução de conflitos. No 1º Fórum de Santa Maria, o Promotor Luis Fausto falou sobre a preservação dos direitos e sobre os direitos dos idosos. Os participantes também receberam um exemplar do Estatuto do Idoso.
Lideranças e moradores da comunidade de Santa Maria prestigiaram o evento, que teve o apoio de inúmeros parceiros locais, que merecem ser citados, por sua disponibilidade de contribuir com o Projeto; Panificação Padre Cícero, Pães e Massa Santa Cecília, Mercadinho Rio Claro, Mercearia Nossa Senhora de Fátima, Mercadinho Irmão Galego, Irmãos Cunha, AMURCES, Itabolos e Ministério Público.