• Compartilhar

275 organizações sociais capacitadas formam a rede do Baião Social, iniciativa do SESC CE em parceria com o CIEDS

Notícia
27 junho 2024
275 organizações sociais capacitadas formam a rede do Baião Social, iniciativa do SESC CE em parceria com o CIEDS

Nós acreditamos que é somente por meio do fortalecimento do tecido social e da formação de parcerias estratégicas que conseguimos construir redes para a prosperidade – que é a nossa principal razão de existir.  

O Baião Social, iniciativa do SESC CE em parceria com o CIEDS, vai nessa direção.

Em 12 meses, o projeto formou uma rede de 275 organizações sociais que impactam positivamente mais de 200 mil pessoas, com atendimentos nas áreas de assistência social, educação, esporte e outros.

Com formações nas áreas de sustentabilidade. captação de recursos, elaboração de negócios e outros, as organizações, o Baião Social tem em seus valores principais a autonomia das organizações, a sustentabilidade e o fortalecimento de rede.  

“O Baião foi uma oportunidade maravilhosa do Sesc. Trouxe para a gente muita informação, muita aprendizagem. E a gente já  vendo os frutos aparecerem. A associação [de moradores] em si melhorou muito com essa ajuda. O Baião Social veio para alavancar muita coisa da comunidade, não só a associação, mas o bairro todo.” - Sandra Maria, presidenta da Associação de Moradores da Zona da Praia o Arpoador 

Por que fortalecer e criar uma rede de organizações sociais? 

Reconhecemos as Organizações da Sociedade Civil (OSC) como importantes agentes de transformação na sociedade e com papel fundamental na promoção da justiça social e dos direitos humanos. 

Ao fortalecer uma rede de organizações sociais, potencializamos a capacidade de impacto coletivo e sustentabilidade dessas a partir do desenvolvimento de capacidades de gestão que otimizem recursos locais e articulem ações coletivas e intersetoriais com foco no desenvolvimento social, econômico e cultural. 

“O Baião Social trouxe muitas coisas boas para nossa organização. Na parte do conhecimento, das formações, a gente conseguiu melhorar como a gente estava fazendo os processos. O que a gente vai levar de mais valioso é essa troca, essa rede criada pelo Baião Social.Adrian, Instituto Pisiquê 

126 mil reais investidos diretamente em novos negócios sociais 

Em uma das fases do Baião Social, as organizações sociais participaram de um processo seletivo, no qual dezoito foram selecionadas para a fase de incubação e aceleração de negócios. Nesta fase, passaram por formações e mentorias, além de receberem um recurso semente para fortalecer os negócios, tornando-se novos empreendedores sociais. Desde feira livre, sabão ecológico, buffet móvel, arte e reciclagem, design e artesanato e outros, os negócios sociais são geradores de mudança e mais renda e oportunidades para as comunidades. Juntos, os negócios impactam mais de 4.500 famílias nos territórios.  

Combate à fome 

O Baião Social é mais uma iniciativa do SESC CE que fortalece a segurança alimentar. 186 organizações do Baião Social também fazem parte dos programas Sopa Amiga e Mesa Brasil. Ao todo, ao longo de 12 meses essas organizações fizeram chegar, com separação e distribuição, 1.236 toneladas de alimentos na mesa de 37 mil pessoas em Fortaleza.