Foi dado o pontapé inicial para a retomada do Cine Clube dentro do Novo Degase. Na manhã desta quarta-feira (16/01), foi exibido o filme “5x Favela – Agora Por Nós Mesmos” para 25 adolescentes do Centro de Socioeducação Dom Bosco. O longa-metragem brasileiro, finalizado em 2010, conta cinco histórias, com cerca de 20 minutos cada, tendo como cenário as favelas do Rio de Janeiro.
O filme foi dirigido por sete jovens de comunidades e produzido por Cacá Diegues e Renata Almeida Magalhães. Cacá fez parte da primeira geração do filme, que em 1961 filmou as favelas cariocas. Nessa nova versão 84 jovens participaram da roteirização e produção.
A retomada do Cine Clube é mais uma parceria do Novo Degase com a ONG Cieds – Centro Integrado de Estudos e Programas de Desenvolvimento Sustentável – que por meio da Dicel, Divisão de Cultura Esporte e Lazer, planeja tornar rotina a exibição de filmes para os jovens. No final, será promovido um debate entre adolescentes e técnicos do sistema socioeducativo sobre o que foi visto na tela. Essa é a intenção do diretor da Dicel, Carlos Victor, e do coordenador de campo do Cieds, Renato Alhadas, que também trabalha desde setembro do ano passado na TV Novo Degase – principal projeto da ONG dentro do Novo Degase e que há mais de dois anos funciona no departamento.
Ao fim da exibição, a diretora do Colégio Estadual Padre Carlos Leôncio, instalado dentro do Centro Dom Bosco, Kátia Barghigiane, se reuniu com o diretor da Dicel, Carlos Victor. Juntos com Renato Alhadas conversaram sobre quais seriam as melhores datas e horários e os melhores temas de filmes para os adolescentes assistirem e discutirem. A ideia é que as unidades de internação recebam o Cine Clube com mais frequência que as de semiliberdade, devido à facilidade maior que os adolescentes dos Criaads têm em frequentar ambientes externos.
O Cieds, Centro Integrado de Estudos e Programas de Desenvolvimento Sustentável, fundado em 1998, é uma instituição social sem fins lucrativos, filantrópica, detendo titularidade de Utilidade Pública Federal. A ONG já realizou 326 projetos, mais de 500 mil beneficiários diretos e aproximadamente 2.500 comunidades atendidas. Sua intenção é promover uma sociedade sustentável tendo como base o conhecimento, a cooperação e o empoderamento das pessoas.
Paralelo ao projeto Cine Clube do Novo Degase, a partir de fevereiro deste ano, o projeto Cinema na Escola vai começar a atuar no sistema socioeducativo. O Colégio Estadual Padre Carlos Leôncio será o primeiro no Degase a exibir os filmes para seus alunos.
Fonte: Site do Novo Degase - Departamento Geral de Ações Socioeducativas
Link: http://www.degase.rj.gov.br/detalhe_noticia.asp?ident=480