Rio, cidade maravilhosa, bonita por natureza, abriga diversas belezas naturais e uma das sete maravilhas do mundo moderno. O projeto Rio+ B, que tem o CIEDS como parceiro de engajamento, no entanto, quer tornar a cidade muito mais do que apenas um rostinho bonito. Quer tornar o Rio uma cidade sustentável.
Por meio de práticas econômicas que promovam o respeito à sociedade e ao meio ambiente, a ideia é fazer da cidade um lugar melhor para todos. Fazendo uso de ferramentas para a avaliação do impacto socioambiental das empresas, o projeto permite que os negócios da região construam novos planos de negócio que impactem positivamente tanto a cidade como os cariocas.
A primeira fase do projeto consiste em um questionário de 40 perguntas, abordando as seguintes áreas: Governança, Trabalhadores; Comunidade; Meio Ambiente e Modelo de Negócio. Todas as empresas que operem em solo carioca podem, e devem, participar. O questionário é gratuito e permite identificar oportunidades de mudança e evolução.
A próxima etapa será a realização do laboratório Rio+B, com seis meses de duração. Nele, empresas referência em seus segmentos, desenvolverão um plano de ação para criar impactos positivos em áreas de seu interesse.
Ser percebida como uma empresa sustentável pelo público e colabores hoje é uma lucrativa oportunidade de negócio. Traz retornos tanto para a empresa quanto para a sociedade. Portanto, repensar atitudes e evitar desperdícios é algo imperativo no cenário atual. O projeto Rio+B permitirá que a transição do cenário empresarial carioca para o caminho da sustentabilidade seja mais fácil e gere mais frutos.
Ficou interessado? Acesse o site para saber mais sobre o projeto: http://www.riomaisb.org.br/.