O jornal O Globo destacou, no dia 19 de dezembro, o programa "As vantagens de permanecer na escola", programa da ONG Junior Achievement. A iniciativa foi implementada em uma das "Escolas do Amanhã" - ação da Prefeitura do Rio de Janeiro - que também é beneficiada pelo Bairro do Educador, projeto do Centro Integrado de Estudos e Programas de Desenvolvimento Sustentável (CIEDS).
“O grande objetivo do projeto é fazer, de forma lúdica, com que os estudantes entendam que existe uma relação direta entre educação, capacitação e desenvolvimento profissional, que, por sua vez, está ligada diretamente ao nível de renda. A ideia é mostrar que existe relação entre escola e a vida que eles estão sonhando”, comenta a diretora-executiva da Junior Achievement, Laura Mariani.
Em 2011, o programa foi aplicado em 21 escolas municipais da cidade que também integram o projeto da Prefeitura “Escolas do Amanhã”, que luta contra a evasão escolar em áreas violentas da cidade do Rio de Janeiro. Este ano, foram atendidos 1.180 alunos do 8º e 9º anões do Ensino Fundamental. A perspectiva do programa é dobrar a quantidade de estudantes para 2012.
A iniciativa de proporcionar o reforço pedagógico a esses jovens tem gerado resultados positivos: nas provas bimestrais feitas pela prefeitura do Rio, o rendimento já se aproxima do resto da rede. No 9º ano, na avaliação do terceiro bimestre deste ano, por exemplo, a média geral foi de 4,6 na rede. Nas "Escolas do Amanhã", foi de 4,4. De acordo com a Secretaria Municipal de Educação, a taxa de evasão escolar fechou 2010 em 3,26% nas 151 unidades do "Escolas do Amanhã". Em 2008, o índice era de 5,1%.
O programa “As vantagens de permanecer na escola" é apresentado por orientadores voluntários treinados pela Junior Achievement e é composto por cinco etapas que incluem um jogo de tabuleiro, análise de gráficos, elaboração de um orçamento, planejamento de carreira e um debate. A meta da iniciativa é apresentar os benefícios do estudo para jovens conseguirem realizar seus sonhos.
Para Elaine Araújo de Lacerda, 15 anos, aluna do 9º ano do Ensino Fundamental do Colégio Municipal Bernardo de Vasconcelos, na Vila Cruzeiro, participar das atividades a fez projetar suas ações pensando no futuro. “Passei para o 1º ano do ensino médio. Ainda falta tempo para o vestibular, mas participar dos jogos do programa me fez entender que podemos realizar nossos sonhos. O importante é nunca desistir e seguir em frente. As atividades fizeram com que eu pensasse no futuro”, afirma a estudante, que pode ser a primeira pessoa da família a ingressar numa faculdade.
A secretária municipal de Educação do Rio, Claudia Costin, ressalta que o projeto se encaixa numa filosofia que começou nas "Escolas do Amanhã" e agora já está sendo desenvolvida amplamente em todas as unidades, do 6º ao 9º anos do Ensino Fundamental: a pedagogia do sonho. “É natural que cedo as crianças e os jovens pensem em ter profissões, como jogador de futebol, cantora ou atriz. Mas mostramos que mesmo para realizar esse sonho é preciso estudar, se informar, pesquisar sobre o que está associado a ele. A partir do 6 ano, temos um exercício chamado "Sonho por degraus", em que ensinamos o aluno a pesquisar sobre a profissão e mostramos a funcionalidade da escola para isso”, diz.
Confira aqui a matéria originalmente publicada no site de O Globo.