Crianças são curiosas e sonhadoras por natureza. Aproximá-las da aviação, da ciência, da tecnologia, da engenharia e da matemática é abrir um universo de possibilidades para o futuro. Desde setembro até novembro de 2021, crianças de 8 a 11 anos estão participando do Airbus Foundation Flying Challenge Brasil, uma parceria do CIEDS com a Airbus Foundation e com a Helibras, subsidiária da Airbus no Brasil. A iniciativa estimula e inspira estudantes do 3º ao 5º ano a explorarem o campo aeroespacial e temas STEM (ciência, tecnologia, engenharia e matemática, sigla em inglês).
Esse é o terceiro ano do projeto e é a primeira vez em formato virtual. Essa nova modalidade permitiu que o desafio chegasse ao dobro de alunos do que nos anos anteriores. Os 140 participantes são da Escola Municipal Francisco Pereira Coutinho - CAIC de Itajubá/MG, cidade de uma das fábricas da Helibras no Brasil.
Mais de 17 voluntários da Airbus|Helibras estão à frente de aulas, workshops e lives formativas semanais gravadas sobre o sistema solar e o futuro da aviação. Para garantir o acesso de todas as crianças ao programa, elas receberam um material de apoio com atividades voltadas para as aulas.
“Encontramos no projeto Airbus Foundation Flying Challenge uma oportunidade de ampliar os conhecimentos científicos e, também, o repertório cultural dos estudantes de Itajubá. É uma proposta que envolve as famílias e contribui para o desenvolvimento das crianças, por meio de atividades que incentivam a pesquisa e a criatividade” , diz Ana Muniz, Gerente de Educação do CIEDS.
Ao término do programa, nove crianças que se destacarem ao longo da formação, serão presenteadas com uma surpresa. Mas, todos os estudantes receberão um certificado e um prêmio por terem finalizado o desafio.