Através da parceria entre o Clube de Regatas Vasco da Gama e o Projeto Vôlei Sentado de Praia, idealizado por Shelda Bede e coordenado por Débora Morand, com o apoio do Banco Cruzeiro do Sul, dez atletas do Vôlei Paraolímpico do Vasco estão tento a oportunidade de participar das aulas na praia.
Após visita ao clube, para apresentar o projeto, foi realizado uma proposta para a treinadora da equipe, Jaqueline Santos, que os treinos na quadra fossem intercaladas com as aulas na praia. Desde então, uma vez por semana, os alunos trocam a quadra do clube pelas aulas na Praia do Flamengo.
Elbo Ferreira de Paula afirma que não encontrou nenhuma dificuldade para se adaptar as aulas na praia. De acordo com o aluno, a praia ajuda a adquirir mais mobilidade para jogar na quadra. Elbo destaca a qualidade, competência e dedicação dos professores e diz que só sente falta de uma competição para disputar. Janderson, outro aluno da escolinha, enfatiza que a prática do esporte, além de contribuir para a forma física, também ajuda a manter a mente saudável.
Para o fisioterapeuta do Vasco, Gilmar Jorge Rangel Chavão, a pessoa com deficiência física está começando a ser abraçada de uma maneira diferente, no Rio de Janeiro. Segundo ele, a vinda das Olimpíadas e Paraolimpíadas para o Brasil está facilitando o processo de inclusão social através da melhoria da saúde e qualidade de vida, trazendo uma nova perspectiva para as pessoas com deficiência física.
O Projeto Vôlei Sentado de Praia é executado pelo Centro de Integração e Desenvolvimento Sustentável – CIEDS Brasil. E para se inscrever nas aulas, entre em contato através do site: www.voleisentadodepraia.com.