O ARTESIM reúne atualmente 26, entre coordenação do projeto e os núcleos de trabalho no Grajaú e da comunidade de Vila Rica. O grupo está instalado nas dependências da Congregação Metodista do Grajaú, que cedeu o espaço, e trabalha para construir uma alternativa de geração de trabalho e renda para e mulheres com mais de 35 anos de idade, residentes em área urbana e em comunidades carentes.
As artesãs fazem artesanato com fibra de bananeira. Primeiro fazem o desfibramento do caule da bananeira que é colocado para secar e, após a secagem, que leva alguns dias, está pronto para a confecção das peças, conforme a criatividade de cada artesã. Como integra pessoas que já desenvolveram alguma atividade artesanal e possuem muitas habilidades, o grupo tem conseguido produzir peças de bom gosto e excelente qualidade, além do compromisso com a sustentabilidade.
O ARTESIM pretende ampliar sua atuação, mobilizando pessoas e organizações comunitárias para desenvolver atividades artesanais. Entre as metas do projeto está também a tarefa de fazer a articulação com instituições que possam absorver a atividade artesanal ou providenciar o apoio das universidades que tenham o programa ITCP – Incubadoras Tecnológicas de Cooperativas Populares. Além disso, o ARTESIM está antenado para buscar o mercado externo para a comercialização dos produtos segundo as regras do Comércio Justo (FAIR TRADE).
Contatos com o ARTESIM podem ser feitos pelo e-mail rotalima@msn.com, ou na endereço Rua Uberaba, 75, e pelo telefone (021) 2570-9500.