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Bairro Educador promove 2º encontro de educadores comunitários

Notícia
9 julho 2012
Bairro Educador promove 2º encontro de educadores comunitários

Depois do último encontro que aconteceu em maio, o Bairro Educador, Projeto do Programa Escolas do Amanhã, da Secretaria Municipal da Educação, desenvolvido pelo CIEDS, reuniu no dia 04 de julho, no Clube de Engenharia, no Centro do Rio de Janeiro, cerca de 200 educadores comunitários e coordenadores pedagógicos para o Segundo Encontro de Educadores Comunitários.

O evento, que contou com a presença de André Ramos, gerente do Programa Escolas do Amanhã, representantes da Unesco, equipe do Bairro Educador, além de professores, diretores e parceiros,  teve o objetivo de permitir a troca de experiências, apresentar as principais iniciativas do Bairro Educador dentro das 206 escolas que atua e aprimorar as ações dos educadores, para que eles atuem como mediadores entre Escola/Família/Comunidade.

A grande importância do evento foi a possibilidade de troca entre os educadores e o corpo docente das unidades escolares. Cada um pôde apresentar os trabalhos desenvolvidos, mostrando atividades de sucesso e desafios a serem vencidos e conhecendo melhor o trabalho pedagógico desenvolvido pelo Bairro Educador e seus parceiros dentro das outras escolas em que o projeto atua.

Segundo Márcia Florêncio, coordenadora geral do Projeto Bairro Educador, as parcerias conquistadas pelos gestores de projeto são essenciais para o resultado positivo do trabalho exercido pela equipe do Bairro Educador. Ela também ressalta a importância da mobilização da direção, professores, funcionários da escola, responsáveis e principalmente os estudantes, em apoiar as ações pedagógicas desenvolvidas dentro e fora das salas de aula.
 
O Projeto Bairro Educador atua em 209 escolas, dentro de 51 bairros do Rio de Janeiro e promove a articulação de diferentes atores do bairro e da cidade, com foco no aumento da participação de indivíduos e instituições nos processos educativos dos estudantes, contribuindo, assim, para uma educação completa e integral, que estimule o conhecimento do jovem sobre o local onde vive, as pessoas com quem interage e, principalmente, sobre si mesmo.