Vandré Brilhante Diretor-Presidente
  • Compartilhar

Banheiros e a desigualdade social no Brasil

Artigo
25 setembro 2025
Banheiros e a desigualdade social no Brasil

Você já imaginou viver sem banheiro em casa? Essa é a reflexão do novo artigo do nosso Diretor Presidente, Vandré Brilhante. Atualmente, 1,2 milhão de pessoas vivem sem banheiro no Brasil, segundo o Censo Demográfico de 2022 do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). O acesso a um banheiro adequado é algo tão naturalizado que, muitas vezes, não percebemos o quanto é determinante para a saúde, a dignidade e a qualidade de vida – uma violação grave de direitos fundamentais.

Diante desse cenário, iniciativas locais têm buscado respostas. Um exemplo é o Projeto Banheiro Justo, realizado por organizações de base comunitária do território de Itaqui-Bacanga, em São Luís (MA), fortalecidas pelo CIEDS, por meio do programa Rede de Prosperidade Familiar, em parceria com a Vale.

Ao todo, serão construídos 15 banheiros para famílias em situação de vulnerabilidade. O número pode parecer pequeno, diante da dimensão do problema, mas seu impacto é imenso: cada banheiro significa mais saúde, dignidade e esperança para uma família que antes vivia sem esse direito básico.

O programa integra um esforço mais amplo para retirar da linha da pobreza 4 mil famílias em São Luís, com ações voltadas para saúde, educação, geração de renda, cultura e melhoria da habitação. 

Clique no link para ler o artigo completo e conhecer um pouco mais sobre essa iniciativa que vem transformando a realidade de 4 mil famílias no Maranhão.