O Programa Vencer oferece qualificação profissional a jovens de comunidades de baixa renda, com idade entre 16 e 24 anos, que estejam cursando ou já completaram o Ensino Médio. Além do BID Juventude, o Programa tem financiamento também dos Institutos Companheiro das Américas ICA e do Fundo Multilateral de Investimento MIF/FUMIN e apoio da Unidos-Microsoft.
No Rio, os executores do Programa, em co-parceria, são o CIEDS, Centro Integrado de Estudos e Programas de Desenvolvimento Sustentável, a FIRJAN, o SENAI/RJ e o SESI/RJ. O processo de formação do Vencer é focado no mercado de trabalho e oferece um tipo de capacitação profissionalizante que inclui o desenvolvimento das habilidades comportamentais, por meio do esporte, e técnicas especificas da profissão escolhida. No dia 14, os jovens da turma de Bonsucesso do SESI/SENAI receberam a visita do Sr. Bernardo Guillamon, do BID, que aproveitou o momento para conversar com os alunos sobre o projeto e sobre as condições de vida dos jovens no Brasil.
O clima amigável do encontro permitiu que os jovens perguntassem sobre as possibilidades de continuidade do financiamento do Projeto, por que embora estejam concluindo seus ciclos de capacitação, gostariam de ver amigos e jovens de suas comunidades tendo a mesma oportunidade que tiveram. A turma de Honório Gurgel do SESI/SENAI recebeu, no dia 15, a visita de duas representantes de em presas venezuelas. Isadora Gaviria, da Digitel e Mireya Blavia da Cisneros, conversaram com os jovens sobre o desenvolvimento do projeto e falaram sobre projetos desenvolvidos na Venezuela onde o esporte de destaque é o Beisebol.
As visitantes assistiram a uma aula prática de suporte ao usuário de informática. Os alunos fizeram exercícios de configuração de computadores e montagem de PCs. A visita também contou com a presença da representante de projetos de Responsabilidade Social da Firjan, Cristiane Guedes e da Diretora do ICA no Brasil, Cláudia França.