O objetivo do Projeto de Capacitação de Gerentes Sociais que Atuam na Proteção Social Não Contributiva é qualificar o atendimento das famílias beneficiárias dos programas sociais nos municípios e garantir o aprimoramento do Sistema Único da Assistência Social, SUAS, que garante o repasse dos recursos do governo federal para Programas de Transferência de Renda, como o Bolsa Família. Participam dessa primeira turma 41 gerentes sociais de Angra dos Reis, Barra do Pirai, Barra Mansa, Guapimirim, Itaguaí, Itatiaia, Mangaratiba, Mendes, Paracambi, Petrópolis, Pirai, Porto Real, Resende, Seropédica,Teresópolis, Três Rios, Volta Redonda e Rio de Janeiro.
O CIEDS convidou para a abertura o Ministro do Desenvolvimento Social, Patrus Ananias, a Secretária de Avaliação e Gestão da Informação, do MDS, Laura da Veiga, a Secretária de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos - SEASDH, Benedita da Silva, o Sr. Presidente do CONGEMAS - Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social, Marcelo Garcia, o Diretor de Formação Profissional da ENAP, Paulo Sergio de Carvalho e a Coordenadora Geral de Projetos Especiais, Carmen Moreira de Castro Neves, também da ENAP. Estes gerentes sociais são profissionais que ocupam uma ou mais função de coordenação na área de assistência social dos municípios, a saber: - Profissionais com formação de nível superior, responsáveis pelas coordenações/gerências das Secretarias de Assistência Social ou similares; - coordenadores dos serviços da rede sócio-assistencial, coordenadores dos Centros de Referência da Assistência Social ou de outras unidades de serviços vinculadas ao SUAS; - coordenadores de programas de transferência de renda.
Os participantes já participaram de uma primeira etapa não presencial da Capacitação. Nesta primeira etapa presencial os participantes vão discutir o Estado e Políticas Sociais, as Políticas Sociais no Brasil, a Seguridade Social e os Programas de Transferência de Renda na Política Social Brasileira, a Nova Matriz da Assistência Social e a Política de tecnologia e Informação no SUAS. O CIEDS foi selecionado, em 2007, para integrar a Rede de Capacitação dos municípios que implantam o Sistema Único de Assistência Social. A instituição participou do processo de seleção aberto a organizações da sociedade civil e a instituições de ensino para a implantação do Projeto de Capacitação de Gestores Sociais de Proteção Social não Contributiva e Constituição da Rede Descentralizada de Capacitação, do PNUD – Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento, e do MDS, Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome.
O projeto alcançará todo o Brasil, sob a responsabilidade de dez instituições, que formarão a rede de capacitação. O CIEDS vai trabalhar diretamente com os gestores locais. No estado do Rio de Janeiro e no Espírito Santo, são 56 municípios. Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte, 44, e Sergipe, Alagoas e Pernambuco, 33, perfazendo um total de 133 municípios. Serão alcançados 354 profissionais que atuam na gestão do SUAS nestas regiões