Localizados num raio de apenas 50 km, numa região conhecida como Vale do Sabugi, na Paraíba, os municípios de Santa Luzia, Junco do Seridó e São José do Sabugi têm muito em comum. Por meio do diálogo e da troca de experiências, suas secretarias de educação agora podem se beneficiar disso para criarem soluções em prol de seus desenvolvimentos. As três tiveram a oportunidade de compartilhar suas vivências e seus trabalhos, em encontros que contaram com a mediação da frente de assessoria do Balcão de Ideias e Práticas Educativas, iniciativa da parceria entre o CIEDS e o Instituto Neoenergia.
O projeto possui três frentes de atuação: formação, em que são realizados processos formativos para professores e gestores escolares, com cursos voltados para o trabalho com educação infantil, ensino fundamental e gestão escolar; autoformação, na qual são ofertados cursos gratuitos e abertos a educadores de todo o Brasil; e assessoria, em que é realizada uma formação focada nos gestores educacionais (Secretário/as de Educação e equipe técnica gestora) e personalizada para atender as demandas de cada território. O objetivo é minimizar as desigualdades e a defasagens dos estudantes, por meio do apoio no alcance de metas dos Planos Municipais de Educação.
“Como em cada uma das redes assessoradas pelo Balcão de Ideias e Práticas Educativas, na Paraíba, as três redes atendidas recebem de nós um tratamento individualizado e customizado, através da escuta ativa e de ferramentas sociais, com a função de ajudar, ajustar e inovar em prol da educação. Com a proximidade territorial, surgiu a possibilidade de um planejamento de ações articuladas a fim de atender aos estudantes de forma sólida e integrada. Três secretarias unidas pensando o futuro da educação na região", comenta Martha Stussi, Coordenadora de Projetos Sociais do Instituto Neoenergia.
Nathacha Ferreira, Coordenadora de Projetos no CIEDS, completa: "A assessoria possui uma estrutura que contempla a realização de um diagnóstico da rede e do território, considerando o levantamento de dados e indicadores e a revisão do Plano Municipal de Educação. Em seguida, segue com monitoramento e implementação de ações prioritárias".
No caso da rede de educação de Santa Luzia, o foco foi a revisão e a construção de Projetos Políticos Pedagógicos das unidades escolares. "O Balcão de Ideias deixou a equipe à vontade para sugerir outras questões. Essa abertura nos permitiu ter acesso a um conteúdo abrangente", conta Maria de Fátima Sales Dantas, secretária municipal de educação de Santa Luzia.
Ela ainda reforçou a importância da construção em rede com as demais secretarias e de como, a partir do trabalho de assessoria, o município conseguiu avançar em desafios: "Foi uma experiência muito boa, porque juntou toda a rede do Vale do Sabugi na troca de experiencias. Pudemos ouvir o que cada rede trabalhou e suas práticas exitosas. Todos passaram a ter mais conhecimento. Em nosso caso, para o diagnóstico das escolas, conseguimos aumentar a participação de alunos, professores e famílias – este último público é o mais difícil".
Já na rede de educação de Junco do Seridó, o Balcão de Ideias apoia a Secretaria de Educação no monitoramento do Plano Municipal de Educação e no fomento à intersetorialidade, tendo iniciado um planejamento conjunto com as secretarias de saúde e finanças.
"Nosso trabalho, junto com o CIEDS e com o Instituto, é de conscientização e informação sobre o monitoramento do Plano Municipal de Educação do município. Ele foi criado em 2015 e tem vigência até 2025. De 2 em 2 anos, temos o monitoramento para ser executado. O Balcão de Ideias e Práticas Educativas veio, esse ano, para nos ajudar com isso. Foi uma experiência exitosa, porque nos trouxe informações sobre como proceder, enquanto secretaria, para realizar esse monitoramento. A intersetorialidade entre secretarias do município foi uma das formas mais exitosas. Quando a gente se reúne, coloca todos os dados que necessita em debate e chega a um propósito em comum", explica Mariana de Medeiros Nóbrega, secretária municipal de educação de Junco do Seridó.
Por fim, em São José do Sabugi, é realizada a elaboração de uma proposta curricular da rede, tendo como referência a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e o referencial curricular da Paraíba.
"Iniciamos no Balcão de Ideias com a formação para professores. Depois, para a equipe gestora das escolas. E, agora, estamos com a assessoria. Proporcionou muito conhecimento para a nossa rede. O curso de gestão foi excelente. O CIEDS parece que já vive aqui e já conhece a nossa realidade. Isso ajudou bastante. Estamos só crescendo enquanto profissionais, e nossa rede melhorou", conta Charlene Araújo de Andrade Costa, secretária municipal de educação de São José do Sabugi.
E completa: "O Balcão de Ideias veio com essa proposta de juntar as secretárias, para a gente refletir sobre a nossa prática e os municípios conseguirem trocar experiências um com outro. Faz anos que a gente é vizinhos e nunca teve a oportunidade de sentar. Foi um encontro muito bom e a gente está pedindo bis. Trouxe bastante conhecimento".
Além da Paraíba, a frente de assessoria do Balcão de Ideias e Práticas Educativas ainda atua nas redes de educação da Bahia (Itaparica e Itapebi), do Rio Grande do Norte (Rio do Fogo) e de São Paulo (Francisco Morato). Em virtude de sua metodologia customizada, possui diferentes ações em andamento em cada uma das redes, mas todas no âmbito dos Planos Municipais de Educação.