Dos cinco projetos em andamento, três tiveram suas atividades iniciadas no ano passado, por meio de parcerias com a Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Social do Governo do Estado Expressões do Futuro, Jovens de Valor, e Cadastramento Único. Em 2007, filial vem buscando ampliar o leque de interlocutores e consolidar as parcerias atuais.
O programa Cadastro Único - Intersetorialidade em Foco é destinado à capacitação profissional de gestores e servidores dos 184 municípios do Ceará, visando o processo de cadastramento único e ações do Bolsa Família. Expressões do Futuro O Projeto Expressões do Futuro atende 150 crianças e jovens, entre 07 e 17 anos, moradores da Caça e Pesca, comunidade na Barra do Cocó, região metropolitana de Fortaleza.
Projeto financiado pela Secretaria Estadual de Ação Social. A proposta prevê a proteção social e o fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários. São desenvolvidas atividades sócio-educativas de arte, esporte e informática, além do fomento ao debate sobre cidadania, família, empreendedorismo. Todas atividades são realizadas em horário complementar ao da escola. A opção por priorizar atividades ligadas a arte se deve aos resultados bastante positivos que o CIEDS vem obtendo com projetos que oferecem oportunidades de expressão artística a jovens e adolescentes.
O Projeto Jovens de Valor, executado pelo CIEDS, levou uma proposta criativa para 250 crianças e adolescentes da comunidade de Papicu: trabalhar cidadania e inclusão social por meio de atividades de arte-educação. O Projeto busca identificar e potencializar as habilidades de crianças e adolescentes, transformando o talento de cada um em ferramenta para ampliar a compreensão do mundo e de si mesmo. O processo inclui o investimento na socialização, buscando o fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários.
O Jovem de Valor promove encontros mensais com os pais dos alunos para estabelecer um canal de comunicação direto com as famílias, integrando-as no trabalho desenvolvido com seus filhos, dividindo responsabilidades e construindo, juntos, estratégias de ampliação do projeto. Petrobrás na Comunidade O Projeto Petrobrás na Comunidade é um curso de capacitação de lideranças comunitárias com duração de quatro meses. O objetivo é preparar os líderes para apresentarem projetos através dos editais da Petrobras.
O CIEDS administra três bibliotecas mantidas pela fundação canadense I Can, que atendem as comunidades de Pirambu, PICI e Parque Universitário. Observando a falta de opções de leitura para as crianças das comunidades mais pobres de Fortaleza, um casal de canadenses montou as bibliotecas comunitárias. O recurso para a manutenção vem de eventos realizados por voluntários da Fundação I Can. Eles promovem desfiles, bingos, partidas de golfes etc. São pessoas físicas que doam os recursos. As bibliotecas atendem diariamente crianças e jovens, incentivando o hábito da leitura. A biblioteca oferece merenda, e todas têm espaço confortável para contadores de histórias e debates sobre o material lido.