• Compartilhar

CIEDS Ceará tem quatro projetos aprovados pela Ashoka

Notícia
10 dezembro 2003
CIEDS Ceará tem quatro projetos aprovados pela Ashoka

O Cieds vem trabalhando dentro da proposta do Geração Muda Mundo com cerca de 50 jovens das comunidades do Papicu e das Goiabeiras, em Fortaleza. A orientação na formação dos grupos resultou na formulação de 14 idéias a serem apresentadas para a banca da Ashoka, formada por representantes de empresas, ONGs e movimentos sociais. Quatro foram apresentadas na etapa de novembro, e as dez que ainda estão em fase de desenvolvimento serão avaliadas na etapa prevista para janeiro. Dos quatro projetos, três são fruto da comunidade das Goiabeiras, e envolvem áreas totalmente distintas de inserção no cotidiano do lugar.

O primeiro é voltado para a formação de líderes comunitários entre os jovens, capacitando-os para ações políticas em prol da coletividade; o segundo, batizado de Estilo Capoeira, quer difundir a arte entre crianças e adolescentes, contribuindo para o bem-estar físico e social, como alternativa à ociosidade e melhora da auto-estima. O terceiro projeto das Goiabeiras envolve a criação de uma biblioteca comunitária, denominada Manuel Bandeira. A região não dispõe de um espaço público que incentive a educação e o acesso à leitura, e a intenção que os próprios moradores possam gerenciar o local. A quarta iniciativa aprovada pela Ashoka vem da comunidade do Papicu. Com o nome de V.I.D.A – Voz, Identidade, Determinação e Arte, a proposta apresentada por Felipe Rima e Mariano Penha quer trabalhar os elementos da cultura hip hop – grafite, rap e o brake – como qualificação profissional, gerando emprego e renda.

Todos as propostas aprovadas passarão por uma adequação ao modelo adotado pela Ashoka, e receberão, cada uma, a partir de fevereiro, a quantia de R$ 750,00 referente a 50% do valor a ser financiado pela Ashoka para o lançamento dos projetos. Os grupos de empreendedores receberão cursos de capacitação, ministrados pelo CIEDS e demais entidades parceiras no estado.