“Estou feliz com este 2º ano de projeto, onde a gente não forma somente jogadores, e sim, médicos, advogados, professores e outros profissionais, por meio do esporte”, disse o jogador e padrinho do projeto Craque do Amanhã, Ibson, na última quinta feira, 13, durante o evento de comemoração de um ano do projeto, no Espaço Show e Gol, no município de São Gonçalo, no Rio de Janeiro.
O evento, que contou com a presença dos padrinhos do Craque do Amanhã, os jogadores Vagner Love, Ibson e Ganso, de representantes da prefeitura de São Gonçalo, do Governo estadual e da financiadora Ampla, também marcou o início da a parceria entre CIEDS e a AMBEV.
Rodrigo Moccia, representante de relações corporativas da Ambev, aproveitou o momento para apresentar os 15 jovens “Capitães de responsa”, multiplicadores que desenvolverão atividades específicas para prevenir o uso indevido de bebidas alcoólicas por menores de 18 anos. A ação está dentro do projeto da Ambev Jovens de Responsa, que visa a formar jovens mais conscientes quanto ao consumo de álcool.
O Craque do Amanhã oferece acompanhamento psicossocial e complementação alimentar para 200 jovens moradores de São Gonçalo, além de promover o contato qualificado com a família, focando na formação integral e no aumento da perspectiva de futuro dos participantes. O projeto constatou um índice de aprovação de 85% dos jovens nas escolas.
“Aqui no projeto aprendi a ter mais responsabilidade e compromisso. Eles não nos ensinam somente a prática do futebol, nos incentivam a continuar os estudos”, conta Karina Santos de 16 anos, que está no projeto desde o início.
Rodrigo Moccia parabenizou o CIEDS pelos dois anos de projeto e oficializou a nova parceria com a instituição. “Queremos fazer uma metodologia social, entrando nas comunidades, com o auxílio do CIEDS. O Craque do Amanhã vai fortalecer a nossa metodologia, que tem como principal meta conscientizar os jovens de que é possível se divertir sem consumir bebidas alcoólicas”, concluiu Rodrigo.
Ganso afirmou que pretende sempre dar assistência nos assuntos referentes ao projeto. “Estou emocionado e muito feliz em ser chamado para ser padrinho deste projeto super bem elaborado e me orgulho em servir de exemplo para esses jovens”, disse o jogador.
Através da lei de incentivo ao esporte, o Craque do Amanhã investe no esporte como fio condutor para a educação e para o desenvolvimento de jovens, por meio de capacitações em futebol e da construção de ações com empresas privadas e com equipamentos públicos de saúde, assistência social e educação.