O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31 de dezembro de 2019, após casos registrados na cidade de Wuham (China), e provoca a doença chamada de Covid-19, que causa infecções respiratórias.
Fique atento aos sintomas!
Os sinais mais comuns incluem dificuldades respiratórias, febre, tosse, falta de ar e dificuldades respiratórias. Em casos mais graves, a infecção pode causar pneumonia, síndrome respiratória aguda grave, insuficiência renal e até a morte.
Ainda não há um percentual oficial sobre o número de óbtos por Covid-19, dada ao fato de as organizações de saúde não terem o registro de todos os casos da doença, como, por exemplo, os de pacientes que têm o vírus mas não manifestam sintomas. Entretanto, até o momento, a taxa registrada na China é de 3,5% e, fora do território chinês, é de 1,5% segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS).
A cada dia novos casos são detectados pelo mundo. Por isso, o CIEDS reuniu as principais dicas de como se prevenir com sugestões da OMS, da Faculdade de Medicina da USP e do Instituto de Infectologia Emílio Ribas.
Como se prevenir?
- Ao entrar no escritório, higienize suas mãos com o álcool gel disponível na recepção.
- Não se esqueça de lavar as mãos constantemente com sabão até a metade do punho, entre os dedos e debaixo das unhas. Você deve fazer este processo durante 20 segundos.
- Não toque maçanetas e portas com as mãos depois de lavá-las. Utilize o cotovelo ou uma toalha de papel.
- Evite tocar nariz, olhos e boca antes de limpar as mãos.
- Ao tossir ou espirrar, leve o rosto à parte interna do cotovelo. Caso esteja com o nariz escorrendo, utilize um lenço descartável.
- Mantenha a distância de um metro de pessoas espirrando ou tossindo.
- Evite cumprimentar com beijo no rosto, apertando as mãos ou abraçando.
- Não compartilhe talheres, copos e toalhas. Caso vá dividir comida, utilize uma colher específica para servir.
- Evite multidões e locais fechados que estejam cheios.
- Caso apresente sintomas respiratórios, use máscara e procure por atendimento médico.
A OMS preparou ainda uma lista com algumas perguntas e respostas sobre o coronavírus, abordando as formas de contaminação, os sintomas e os possíveis tratamentos. Confira: https://news.un.org/pt/story/2020/01/1702002
Fontes: Organização Mundial da Saúde (OMS), ONU News, Faculdade de Medicina da USP, Instituto de Infectologia Emílio Ribas e G1.