O CIEDS foi reconhecido internacionalmente como a melhor organização social do Brasil e a 44ª do mundo pelo thedotgood, prestigiada organização de mídia independente sediada em Genebra, na Suíça.
O prêmio é um dos mais importantes entre organizações não-governamentais do mundo. Nos últimos anos, seguimos uma tendência constante de evolução. Crescemos quatro posições no mundo, em comparação a 2023, quando ficamos em 48º lugar. Desde 2017, só melhoramos nossa performance no ranking. Já subimos 34 posições na lista global e agora chegamos ao topo do ranking no Brasil pela segunda vez consecutiva – um grande orgulho e o reconhecimento do trabalho de todos.
Segundo o thedotgood, “o CIEDS é uma instituição que contribui imensamente para melhorar as políticas públicas em todo o Brasil, operando em todo o país a partir de sua sede no Rio de Janeiro e de vários escritórios locais”. Apenas no último ano, nossas ações alcançaram, diretamente, cerca de 320 mil beneficiários, em mais de 300 municípios brasileiros.
“Receber este reconhecimento internacional é perceber que estamos promovendo e apresentando resultados sobre o impacto positivo das ações que conduzimos na sociedade com apoio de nossa equipe e de nossos parceiros. Este reconhecimento é saber que temos cumprido nossa missão de construir redes para a prosperidade, o que para nós significa proporcionar mais saúde, mais renda, mais educação e, acima de tudo, mais confiança no futuro”, diz Vandré Brilhante, diretor presidente do CIEDS.
Ainda segundo Vandré, o prêmio valida o modo de atuação do CIEDS, cuja missão é a construção de redes para a prosperidade. Mais uma vez, temos que chancela de que atuar de forma múltipla e em redes, por meio de parcerias estratégias entre poder público, iniciativa privada e sociedade civil organizada é uma tecnologia social poderosa para a resolução de problemas sociais complexos, como o combate à extrema pobreza.
Listadas no top 50 do ranking Brasil da premiação, CIEDS (1º), Instituto da Criança (2º); NOSSAS (3º), REDE CIDADÃ (4º), Sitawi (5º), SERRAPILHEIRA (6º), MOVIMENTO BEM MAIOR (7º), ARTEMISIA (8º), VETOR BRAZIL (9º) e AMIGOS DO BEM (10º) ocuparam as dez primeiras posições, de acordo com a classificação oficial.
Sobre o thedotgood
O thedotgood é um dos mais respeitados rankings internacionais que avaliam os impactos locais e globais de organizações sociais pelo mundo. O prêmio é realizado anualmente pela organização homônima de mídia independente sediada em Genebra, na Suíça, e até 2021 se chamava NGO Advisor. Participam dele milhares de instituições de diferentes países.
Os avaliadores internacionais seguem critérios técnicos rigorosos, que vão além dos demonstrativos financeiros. São organizações com governança centrada em pessoas, inovação e impacto, que realizam ações que resultam no que a premiação chama de “lucro social”.
Para o thedotgood, “o CIEDS provou ser uma das organizações mais inovadoras e impactantes do Brasil e do mundo, e certamente uma das organizações a serem observadas nos próximos anos.”