Na última sexta-feira, dia 30 de março, os participantes do PROIND - Programa de Inclusão da Pessoa com Deficiência no Ambiente de Trabalho fecharam o primeiro módulo de capacitação do Programa com um passeio fora das dependências da Petrobras.
Foi pelas salas e corredores do CCBB- Centro Cultural Banco do Brasil, no Rio de Janeiro, que os quinze participantes tiveram um dia cheio de novidades e verdadeiras aulas de história e de arte.
O PROIND é o Programa da Petrobras em parceria com o Cieds que tem como finalidade a inserção de pessoas com deficiência no mercado de trabalho. Capacitando-os nas áreas de Auxiliar Administrativo, Jardinagem e Serviços Gerais, o Projeto oferecerá aos jovens cursos relacionados às áreas de atuação com intuito de prepará-los para a entrada no mercado de trabalho.
Além das atividades diárias, ao final de cada módulo do curso o Programa leva os participantes para vivenciarem experiências externas às áreas do projeto. É uma oportunidade de andarem pela cidade, conhecerem novos lugares e aprenderem de forma divertida.
“Estou com fome dessa arte.” Respondeu Anderson ao ser perguntado se estava com fome e queria lanchar.
A resposta de Anderson refletia o que todos do PROIND sentiam naquele momento. Uma grande alegria por estarem conhecendo coisas novas e uma curiosidade que lhes fazia querer saber cada vez mais.
Irmãos Campala e Tarsila do Amaral foram alguns dos nomes que, a partir da última sexta-feira, se tornaram parte de uma nova etapa de conquista de conhecimento.
Mas, ainda mais importante que conhecer novos nomes foi, através de atividades sensoriais que o museu oferece, a descoberta do artista que cada um tem dentro de si. “O mais legal foi ver que todo mundo pode ser artista. Basta querer.” Disse Iris, participante do Proind.