Além do título de consultor especial do Conselho Econômico e Social das Nações Unidas – ECOSOC/ONU, o CIEDS inicia 2014 com mais uma conquista. Dentre mais de 8.700 empresas e organizações de cerca de 140 paísses, a instituição agora é mais um signatário brasileiro no Pacto Global da ONU.
Levantando a bandeira da construção de “Redes para a Prosperidade” e tendo como missão a promoção de uma sociedade sustentável com base no conhecimento, cooperação e empoderamento das pessoas, o CIEDS se alinha a alguns dos dez princípios universais do Pacto Global, maior iniciativa de responsabilidade corporativa voluntária do mundo.
O Pacto além de oferecer às instituições a oportunidade de expandirem suas redes de parcerias, auxiliando na colaboração e na troca de experiências, também estimula a realização de ações mais voltadas para a comunidade, a fim de aumentar o seu impacto positivo na sociedade e apoiando questões ligadas às áreas de saúde, pobreza, educação, trabalho, meio ambiente, etc.
Durante encontros entre as instituições participantes, serão compartilhadas as experiências e exemplos de boas práticas institucionais com o Escritório do Pacto Global e as redes locais, com o objetivo de fortalecer o diálogo entre instituições de diferentes países e formando uma maior rede de parcerias.
“Ser signatário deste pacto, além de inserir o CIEDS em uma rede composta hoje por empresas de diferentes setores, salienta e reforça os princípios que regem a nossa atuação”, afirma Fernanda Colmenero, assistente de coordenação do CIEDS, ao ressaltar a importância dessa conquista para a instituição.
Afim de oferecer estratégias que tragam benefícios para a economia e sociedade, o Pacto Global busca ajudar a melhorar os modelos institucionais sustentáveis, focando no desenvolvimento, implementação e divulgação de políticas e práticas de sustentabilidade.