O CIEDS – Centro Integrado de Estudos e Programas de Desenvolvimento Sustentável lançará, no dia 19 de setembro, no Museu Histórico Nacional, a plataforma Compartir.
O lançamento contará com um seminário sobre “Cooperação entre Organizações e Coletivos Sociais para o Fortalecimento do Terceiro Setor” com mediação de Vandré Brilhante, Diretor-Presidente do CIEDS, e participação de Henrique Silveira da Casa Fluminense, Edson Diniz da Redes da Maré e Vilma Piedade da RENAFRO.
Com o objetivo de identificar e difundir boas práticas, a Compartir é uma plataforma de cooperação para organizações e coletivos sociais que permite ao usuário criar redes para troca de informações e construção compartilhada de conhecimento, divulgar casos de sucesso, acessar editais e oportunidades de capacitação, desenvolver parcerias e projetos coletivos e contribuir com o fortalecimento do Terceiro Setor.
A plataforma colaborativa amplia a participação dessas instituições em espaços coletivos e em redes que integram o poder público, a iniciativa privada e o Terceiro Setor. Ela também instrumentaliza com ferramentas de gestão, permitindo a melhora na governança, na capacidade técnica, na captação de recursos, entre outros aspectos.
Dentro da Compartir é possível encontrar histórias inspiradoras de iniciativas bem-sucedidas, dicas de livros, vídeos e eventos de capacitação, bem como informações sobre editais e prêmios. Tudo isso em formato de timeline que permite ao usuário acompanhar o que está sendo compartilhado dentro da plataforma.
Além do lançamento, o evento premiará os vencedores do edital Fazedores do Bem, iniciativa do CIEDS que fortalece boas ações impulsionando suas atividades e aumentando seus impactos positivos. Foram 267 iniciativas inscritas no total, em um período de um mês, o que demonstra a grande força e interesse da sociedade civil em se organizar em prol do bem comum. 40 iniciativas receberão formação em Gestão de Projetos Sociais oferecida pelo CIEDS e, após avaliação de uma banca de especialistas, 20 dessas receberão um aporte financeiro de R$ 2.500,00 para tirarem suas ideias do papel ou reforçá-las.