O debate sobre juventudes e as diferenças de acesso marcou presença no Rio Innovation Week 2024 com a palestra “Juventude, Educação e Trabalho na Era Digital”, ministrada por Vandré Brilhante, Diretor-presidente do CIEDS.
Vandré levou para o RIW 24 estudos com dados recentes sobre o Brasil e o mundo. Hoje, 4 em cada 5 jovens trabalham de forma regular nos países ricos, enquanto apenas 1, em cada 5 jovens, tem trabalho regular nos países mais pobres, de acordo com a pesquisa Global Employment Trends for Youth 24.
“Para discutir educação e trabalho na era digital, é preciso pensar primeiro o que a gente entende sobre juventude no Brasil, porque temos realidades muito distintas. Temos a juventude que usufrui do direito de ser jovem e a juventude que é colocada no mercado de trabalho muito cedo, muitas vezes em trabalhos precários. Então, o que a era digital pode nos propiciar para facilitar esse caminho de uma forma mais equânime?” - Vandré Brilhante
Juventudes e mercado de trabalho: ações concretas do CIEDS apresentadas no Rio Innovation Week
O CIEDS desenvolve tecnologias sociais que geram mais renda, mais saúde e melhor educação, construindo redes de parceiros estratégicos. Em 26 anos de história, foram mais de 600 projetos realizados, 3.900 comunidades atendidas, 2.200.000 beneficiários diretos e mais de 700 parceiros envolvidos.
Em sua fala no RIW, Vandré apresentou duas ações concretas em que trabalhamos para a inclusão produtiva das juventudes, especialmente aquela em maior vulnerabilidade social.
-
1. Solução social Coletivo Aprendiz: programa de aprendizagem do CIEDS
O Coletivo Aprendiz, uma solução social do CIEDS, atua nessa direção. Por meio dos programas de Estágio e Jovem Aprendiz, o CIEDS trabalha para o desenvolvimento pessoal e profissional dos jovens e seu ingresso no mundo do trabalho, além de promover o empoderamento das juventudes e a inclusão social.
Já foram mais de 960 empregos e R$ 7.330.620,70 de renda gerada em um trabalho conjunto entre jovens, empresas e sociedade. Para o Coletivo, um trabalho com dignidade e aprendizado muda uma vida.
-
2. Implementação de política pública Novo PROMAJ
O Novo PROMAJ é uma política pública implementada pelo CIEDS junto a Prefeitura de Teresópolis (RJ). O programa fomenta o exercício da cidadania e oferece oportunidade de experiência profissional a adolescentes e jovens com idade entre 14 e 24 anos de famílias inscritas no Cadastro Único e que estejam estudando, por meio de formação teórica e prática em gestão pública no atendimento ao Estacionamento Rotativo, às Secretarias Municipais e em espaços de atividades da gestão pública de Teresópolis.
Em dois anos de implementação do Novo PROMAJ pelo CIEDS, temos:
-
• 200 jovens com emprego formal, carteira assinada e geração de renda
-
• mais de dois milhões de renda direta gerada para as juventudes teresopolitanas;
-
• um aumento da renda familiar per capta de 95,86%;
-
• zero evasão escolar;
-
• 37% dos jovens tendo ingressado no ensino superior;
-
• mais de 70% dos jovens em novas oportunidades de emprego.
Recentemente, o CIEDS também se tornou signatário do Pacto Nacional pela Inclusão Produtiva das Juventudes. O Pacto é uma iniciativa do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) e Organização Internacional do Trabalho (OIT) que visa a construção de uma política pública nacional para promover a Inclusão Produtiva das Juventudes em situação de vulnerabilidade até 2030, através da geração de oportunidades de trabalho e formação profissional.