Entre os dias 31 de março e 04 de abril, importantes nomes do mundo inteiro se encontraram em Nova York para o encontro “Felicidade e bem estar: Definindo um novo paradigma econômico”. Foi a convite do primeiro-ministro do Butão, Jigmi Thinley, que na segunda-feira, dia 02 de abril, aproximadamente 600 pessoas se reuniram na sede da ONU para a primeira discussão oficial sobre os novos parâmetros de medição de desenvolvimento de uma nação. O tema central do encontro foi a discussão sobre o uso da Felicidade Interna Bruta (FIB) para medir o progresso de um país no lugar do, atualmente usado, Produto Interno Bruto (PIB).
O debate do Alto Comissariado da ONU ocorreu na segunda-feira, dia 02, mas discussões menores, em pequenos grupos, acontecem até o dia 04 de abril com o intuito de aprimorar as sugestões e pensar nos próximos passos a serem dados nesse novo paradigma econômico.
Mencionado pela primeira vez cerca de 40 anos atrás no Butão, o índice FIB - Felicidade Interna Bruta propõe medir a taxa de desenvolvimento de um país não só por suas conquistas econômicas – traduzidas hoje pelo PIB - mas também por atividades não monetarizadas, como o bem-estar da população, o uso equilibrado do tempo, a liberdade de expressão, as relações familiares sólidas e os cuidados com o meio ambiente.
Entre os pesquisadores, formadores de opinião, líderes do governo e destaques da sociedade civil presentes, estavam o primeiro-ministro do Butão, representando o rei Jigme Khesar Namgyel, o prêmio Nobel de economia Joseph Stiglitz e o também prêmio Nobel e diretor do Earth Institute, Jeffrey Sachs, debatendo em defesa de índices de desenvolvimento que considerem aspectos mais completos que apenas o crescimento econômico.
Além desses ícones mundiais, estavam presentes também importantes nomes que levarão a discussão para o Rio de Janeiro em evento que integrará as atividades paralelas ao Rio+20, Conferência da ONU sobre Desenvolvimento Sustentável, que será realizada entre os dias 13 e 22 de junho.
Vandré Bilhante, presidente do Cieds, Susan Andrews, pscicóloga e fundadora do Instituro Visão do Futuro e Fabiane Turisco, Membro do Conselho Empresarial de Responsabilidade Social da FIRJAN marcaram presença no evento em NY e levarão o assunto para o Rio de Janeiro, promovendo o seminário Felicidade: Novos Indicadores para o Desenvolvimento, a fim apresentar e discutir os parâmetros necessários para a implementação prática deste novo modelo baseado na Felicidade.
O seminário será a primeira conferência na América da Latina a discutir a felicidade e o bem-estar como apoiadores da formulação de um novo paradigma econômico e contará com o apoio do Real Governo do Butão, além de palestras do vice-presidente do Conselho Nacional do Butão e Presidente do Centro para os Estudos do Butão fundado pelo Programa de Desenvolvimento das Nações Unidas (PNUD), Kama Ura; o professor de economia pela University of British Columbia (Canadá), John Helliwell, pioneiro na incorporação de bem-estar em modelos econômicos e da própria Susan Andrews, uma das idealizadoras do Seminário.
O evento, que será aberto ao público, está previsto para acontecer no dia 19 de junho, no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro.
Para maiores informações acesse o site: www.fibrio.org.br