• Compartilhar

CIEDS na primeira edição do Festival Pacto das Pretas: representatividade no ambiente corporativo em debate

Notícia
25 julho 2025
CIEDS na primeira edição do Festival Pacto das Pretas: representatividade no ambiente corporativo em debate

Diversidade, representatividade e a inclusão de mulheres negras em ambientes corporativos foram tema de um debate durante a primeira edição do Festival Pacto das Pretas nessa segunda-feira, 21/07, no Teatro Nelson Rodrigues, no Rio de Janeiro.

A iniciativa, promovida pela Associação Pacto de Promoção da Equidade Racial, integra a programação nacional da edição 2025, que também passará por São Paulo e Recife. Com o tema “Mulheres Negras na economia: oportunidades e desafios para a equidade no mercado”, o encontro reuniu lideranças, especialistas e personalidades para debater os desafios e caminhos possíveis para a inclusão de mulheres negras no mercado de trabalho e nos espaços de decisão. O evento recebeu, ainda, a deputada Benedita da Silva, que ministrou uma aula magna aos participantes.

Coordenadora pedagógica de programas e projetos do CIEDS, Pepê Silva participou de um painel sobre "Diversidade, Representatividade e Inclusão: Mulheres Negras Influenciando os Ambientes Corporativos". A mesa contou, também, com a participação de Luciene Malta, Wania Neves, Diana Zorzetti, Aline Kelly, Eloá Corsatto, Lorena Tato e Mira Noronha, lideranças negras que têm se destacado por promover transformações reais nos espaços institucionais e corporativos a partir de suas trajetórias, saberes e práticas. 

“Educar passa pela perspectiva da equidade, mas há uma grande diferença entre igualdade, equidade e realidade. Para mudar esse panorama, é preciso termos processos educacionais justos e que considerem a justiça racial, portanto criar espaços de diálogo formativos e coletivos é uma estratégia fundamental para a formação de pessoas e diálogos sobre educação”, destaca Pepê Silva.

Em parceria com a sociedade civil, o poder público e a iniciativa privada, o CIEDS atua nas áreas de educação, engajamento cívico, inclusão social e bem-estar, empreendedorismo e socioambiental, buscando a construção de soluções que contribuam para fortalecer os territórios e para o enfrentamento à pobreza.

Conheça mais do nosso portfólio!