No CIEDS, desde 2019, realizamos encontros formativos mensais como parte do programa de formação continuada de nossos colaboradores da área de Educação. Nessas ocasiões, debatemos os desafios do cenário educacional brasileiro e nos dedicamos ao aprofundamento de estudos, pesquisas e trocas metodológicas, com o objetivo de qualificar nossa atuação junto aos diferentes parceiros e públicos.
Este mês retomamos esta agenda de encontros, que vem desde 2020 ocorrendo em formato virtual, e contamos com a presença de Romualdo Portela de Oliveira, diretor de Pesquisa e Avaliação do CENPEC, para a apresentação da pesquisa "Cenário da Exclusão Escolar no Brasil - Um alerta sobre os impactos da pandemia da COVID-19 na Educação", realizada pelo UNICEF Brasil, com produção editorial do CENPEC Educação.
“A pandemia contribuiu para que o cenário da educação nacional se tornasse ainda mais desafiador, sobretudo no que se refere às desigualdades de acesso e permanência das e dos estudantes. Vínhamos avançando na garantia desses direitos e a pesquisa evidencia os retrocessos que poderemos enfrentar nos próximos anos. Fizemos a opção de iniciar a programação de 2021 com essa temática porque consideramos fundamental fazer esse debate junto aos públicos atendidos por nossos projetos e, também, orientar nossos planejamentos visando contribuir com o enfrentamento desse desafio.”, afirma Ana Muniz, gerente da área de Educação do CIEDS.
O estudo identifica que, apesar dos progressos feitos nos últimos anos, a pandemia COVID-19 teve um grande impacto na vida de milhões de alunos.
Em 2019, havia quase 1,1 milhão de crianças e adolescentes em idade escolar obrigatória fora da escola no Brasil. Em novembro de 2020, este número pulou para mais de 5 milhões de meninas e meninos entre 6 e 17 anos, sendo mais de 40% crianças de 6 a 10 anos, faixa etária em que a educação estava praticamente universalizada antes da pandemia.
A maioria destas pessoas são pretas(os), pardas(o) e indígenas e moradores das regiões Norte e Centro-Oeste. A publicação também identificou que, a cada 10 crianças e adolescentes fora da escola, 6 vivem em famílias com renda per capita de até meio salário mínimo.
Esta desigualdade pode fazer o Brasil regredir mais de duas décadas no acesso à educação, um número extremamente alarmante e no qual o CIEDS trabalha todos os dias para diminuir.
No encontro também contamos com a participação de Natame Diniz, do Instituto Tomie Ohtake, que apresentou a 5ª edição do Prêmio Territórios. Agora com abrangência nacional, o projeto selecionará as 10 melhores experiências de educação integral nesse período.
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Se quiser saber mais sobre o Prêmio Territórios, acesse este link.