• Compartilhar

CIEDS Sergipe, balcão para a cidadania

Notícia
10 dezembro 2003
CIEDS Sergipe, balcão para a cidadania

O escritório do CIEDS em Sergipe foi inaugurado formalmente em 2005. Kalina Honório, que já era a técnica do CIEDS responsável pela coordenação do Projeto Mulheres Agentes da Inclusão Social, foi indicada para a coordenação executiva da filial. Atualmente, em Aracaju, o CIEDS desenvolve o projeto Balcão de Direitos, financiado pela Secretaria Especial de Direitos Humanos, da Presidência da República.

O projeto promove a cidadania da população menos favorecida, facilitando o acesso aos direitos civis básicos, fornecendo informações sobre os direitos e deveres dos cidadãos e dos serviços públicos relacionados a eles, além de prestar assessoria jurídica e mediar conflitos. (Projetos) O Jovens em Ação capacitou 375 jovens e adolescentes, entre 12 e 24 anos, para atuar em suas comunidades. O objetivo foi estimular a participação cidadã e o protagonismo juvenil.

Oprocesso garantia a permanência do jovem no sistema educacional, uma vez que a matrícula e o bom desempenho escolar, condicionalidades do projeto. O CIEDS trabalhou por dois anos com um grupo de 120 mulheres, com o projeto Mulheres Agentes da Inclusão Social, MAIS. O MAIS capacitou moradoras de comunidades de baixa renda para o desenvolvimento de ações comunitárias e organização popular. As mulheres atuaram como mediadoras, facilitadoras e educadoras em processos de organização comunitária, e foram intermediárias no diálogo entre poder público e comunidades de baixa renda.