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CIEDS une esforços ao Instituto Votorantim por uma educação pública de qualidade

Notícia
23 julho 2024
CIEDS une esforços ao Instituto Votorantim por uma educação pública de qualidade

Nós acreditamos que o fortalecimento da educação básica é vital para formar cidadãos críticos, reduzir desigualdades e garantir um futuro próspero para todos. Por isso, o CIEDS uniu esforços ao Instituto Votorantim, responsável pelo programa Parceria pela Valorização da Educação (PVE), que há 15 anos vem transformando realidades municipais em todo o Brasil. 

O programa atua apoiando secretarias de educação municipais e operando em três frentes: gestão educacional, gestão escolar e mobilização social. Em 15 anos de existência, o PVE já impactou mais de 1,3 milhões de alunos, em 145 municípios de 21 estados brasileiros. Em 2024, junto ao CIEDS, o PVE está impactando mais de 190 mil alunos, em 50 municípios de 17 estados. 

Educação pública: 50 municípios, cinquenta realidades diferentes 

Em um país tão vasto e diverso como o Brasil, cada município traz consigo uma riqueza única de culturas, saberes, costumes e desafios. O PVE reconhece essa diversidade e se dedica a respeitar e valorizar cada uma dessas realidades distintas. 

Falar de educação pública de qualidade em um país tão grande como o Brasil é falar de diferentes realidades. Ao atuar em 50 municípios, o PVE enfrenta uma variedade de dificuldades, que vão desde barreiras linguísticas e culturais até diferenças orçamentárias e organizacionais. Compreender e se adaptar a essas nuances não é uma tarefa simples. Cada secretaria municipal de educação possui suas próprias necessidades e demandas, e é crucial que o programa desenvolva soluções específicas para cada contexto, entendendo a realidade de cada município e sua população. 

A diversidade para o CIEDS é vista como uma força motriz, ela impulsiona o programa a inovar e encontrar maneiras criativas de promover uma educação de qualidade. 

“O programa se propõe, a partir de um diagnóstico da realidade local, a construção de bases fortes para materializar, a partir da melhoria do trabalho da gestão, a qualificação do ensino-aprendizagem. Além disso, apoia na estruturação de uma rede de diálogo com atores presentes no território para pensar o fortalecimento da educação e, consequentemente, dos estudantes e suas famílias. Colocar em prática toda essa perspectiva frente a uma gama de realidades que se apresentam em cada município não é uma tarefa fácil, mas que enche de orgulho a todas e todos que atuam diretamente com o programa, quando vemos, por exemplo, um referencial curricular baseado nos direitos de populações historicamente subrepresentadas no país. Ou quando se fortalece um Conselho dos Direitos de Crianças e Adolescentes / Conselho Municipal de Educação. E, principalmente, quando o município vai aumentando suas notas no IDEB conforme o programa avança!” – Luís Fernando Ossani, Coordenador executivo do programa pelo CIEDS 

Equipe reunida na formação que ocorreu no município de Jardim do Mulato no Piauí, Luis Fernando, coordenador executivo aparece em primeiro plano

Educação básica e o instrumento de avaliação utilizado no PVE, a Matriz de Competências 

O PVE propõe uma metodologia adaptável às mais distintas realidades municipais. E essa métrica é aferida partir de uma matriz de competências. Essa ferramenta mede o desempenho da rede municipal de educação em um questionário, onde as frentes de gestão e mobilização social avaliam uma série de competências importantes para o seu bom funcionamento. O resultado desta análise se dá em até 4 níveis: frágil, em consolidação, consolidado e robusto. 

A partir da devolutiva dessa matriz, o programa propõe aos grupos a priorização das competências mais frágeis a serem trabalhadas e a construção de um plano de trabalho que perdura durante os quatro ciclos que ocorrerão no ano. 

Professoras da rede municipal de Poços de Caldas respondendo o questionário da Matriz de Competências

Diversidade como eixo norteador 

Muito além de propor melhorias estruturais nas redes municipais, o programa tem como eixo norteador o respeito às diversidades. Alguns dos seus principais focos são: 

  • o monitoramento da implementação das leis 10.639 e 11.645, que tratam da obrigatoriedade do ensino da cultura e história afro-brasileira e indígena; 
  • a implementação de políticas de inclusão e acessibilidade para estudantes com deficiência; 
  • a prática de uma educação ecossustentável; 
  • o acolhimento e a promoção da saúde mental na rede municipal; 
  • e a articulação do sistema de garantia de direitos de crianças e adolescentes nas escolas, assim como outros temas transversais como o respeito às tradições e aos povos indígenas. 

Um dos valores do CIEDS é valorizar e promover as diversidades, tal valor é impresso no trabalho realizado pelos projetos e no PVE nos quatro cantos do Brasil, desde a composição das equipes até à atuação adaptada a realidade de cada um dos territórios.

Foto mostra a equipe do PVE, majoritariamente composta por mulheres, durante o evento Impacto Positivo pela Educação 2024