Nós acreditamos que o fortalecimento da educação básica é vital para formar cidadãos críticos, reduzir desigualdades e garantir um futuro próspero para todos. Por isso, o CIEDS uniu esforços ao Instituto Votorantim, responsável pelo programa Parceria pela Valorização da Educação (PVE), que há 15 anos vem transformando realidades municipais em todo o Brasil.
O programa atua apoiando secretarias de educação municipais e operando em três frentes: gestão educacional, gestão escolar e mobilização social. Em 15 anos de existência, o PVE já impactou mais de 1,3 milhões de alunos, em 145 municípios de 21 estados brasileiros. Em 2024, junto ao CIEDS, o PVE está impactando mais de 190 mil alunos, em 50 municípios de 17 estados.
Educação pública: 50 municípios, cinquenta realidades diferentes
Em um país tão vasto e diverso como o Brasil, cada município traz consigo uma riqueza única de culturas, saberes, costumes e desafios. O PVE reconhece essa diversidade e se dedica a respeitar e valorizar cada uma dessas realidades distintas.
Falar de educação pública de qualidade em um país tão grande como o Brasil é falar de diferentes realidades. Ao atuar em 50 municípios, o PVE enfrenta uma variedade de dificuldades, que vão desde barreiras linguísticas e culturais até diferenças orçamentárias e organizacionais. Compreender e se adaptar a essas nuances não é uma tarefa simples. Cada secretaria municipal de educação possui suas próprias necessidades e demandas, e é crucial que o programa desenvolva soluções específicas para cada contexto, entendendo a realidade de cada município e sua população.
A diversidade para o CIEDS é vista como uma força motriz, ela impulsiona o programa a inovar e encontrar maneiras criativas de promover uma educação de qualidade.
“O programa se propõe, a partir de um diagnóstico da realidade local, a construção de bases fortes para materializar, a partir da melhoria do trabalho da gestão, a qualificação do ensino-aprendizagem. Além disso, apoia na estruturação de uma rede de diálogo com atores presentes no território para pensar o fortalecimento da educação e, consequentemente, dos estudantes e suas famílias. Colocar em prática toda essa perspectiva frente a uma gama de realidades que se apresentam em cada município não é uma tarefa fácil, mas que enche de orgulho a todas e todos que atuam diretamente com o programa, quando vemos, por exemplo, um referencial curricular baseado nos direitos de populações historicamente subrepresentadas no país. Ou quando se fortalece um Conselho dos Direitos de Crianças e Adolescentes / Conselho Municipal de Educação. E, principalmente, quando o município vai aumentando suas notas no IDEB conforme o programa avança!” – Luís Fernando Ossani, Coordenador executivo do programa pelo CIEDS
Educação básica e o instrumento de avaliação utilizado no PVE, a Matriz de Competências
O PVE propõe uma metodologia adaptável às mais distintas realidades municipais. E essa métrica é aferida partir de uma matriz de competências. Essa ferramenta mede o desempenho da rede municipal de educação em um questionário, onde as frentes de gestão e mobilização social avaliam uma série de competências importantes para o seu bom funcionamento. O resultado desta análise se dá em até 4 níveis: frágil, em consolidação, consolidado e robusto.
A partir da devolutiva dessa matriz, o programa propõe aos grupos a priorização das competências mais frágeis a serem trabalhadas e a construção de um plano de trabalho que perdura durante os quatro ciclos que ocorrerão no ano.
Diversidade como eixo norteador
Muito além de propor melhorias estruturais nas redes municipais, o programa tem como eixo norteador o respeito às diversidades. Alguns dos seus principais focos são:
- o monitoramento da implementação das leis 10.639 e 11.645, que tratam da obrigatoriedade do ensino da cultura e história afro-brasileira e indígena;
- a implementação de políticas de inclusão e acessibilidade para estudantes com deficiência;
- a prática de uma educação ecossustentável;
- o acolhimento e a promoção da saúde mental na rede municipal;
- e a articulação do sistema de garantia de direitos de crianças e adolescentes nas escolas, assim como outros temas transversais como o respeito às tradições e aos povos indígenas.
Um dos valores do CIEDS é valorizar e promover as diversidades, tal valor é impresso no trabalho realizado pelos projetos e no PVE nos quatro cantos do Brasil, desde a composição das equipes até à atuação adaptada a realidade de cada um dos territórios.