Sábado, 28 de outubro, foi dia de chuva de ideias no melhor estilo Ideathon. 100 jovens participantes do Juventude Empreendedora e do Jovens Urbanos se reuniram para reforçar as competências desenvolvidas nos percursos formativos dos programas e para apresentar suas ideias de negócios sociais, que serão implementados em suas comunidades, para bancas avaliativas.
Pela manhã, colaboração foi a palavra de ordem. Os jovens participaram de dinâmicas coletivas e foram inspirados com palestras de Fabio Moraes, da Favelar, Claudina Damasceno, do Papo Preta, e André Alves, do Empodera.
Já na parte da tarde, foi a vez da solução e inovação. Os jovens fizeram os últimos ajustes na defesa de suas ideias de negócios e partiram para a banca de avaliação.
Nervosismo? Sim, teve também. Mas muito mais garra para defender suas ideias, vontade de ter as melhores notas e sonho de dar mais um passo rumo a melhorias em suas comunidades.
Entre rodas de rima, reciclagem, brechós e promoção do empoderamento feminino, as bancas, compostas por voluntários especializados, foram se encantando com as 27 apresentações.
E foi assim, com muito frio na barriga e batalha de rep que o Ideathon finalizou. Que venha agora o resultado deste dia de trabalho, pois as melhores ideias de negócio social participarão do Muda e receberão o recurso semente no valor de R$ 1.500 para impulsionar sua execução.
O Muda é um processo de mentoria e troca de saberes com empreendedores experientes, visando orientar o percurso e apontar possibilidades para que o jovem desenvolva sua ideia e a transforme em negócio.
O resultado sairá no dia 06 de novembro, na feira de projetos do programa Jovens Urbanos.
O Juventude Empreendedora e o Jovens Urbanos é uma iniciativa da Fundação Itaú Social e realização do CIEDS. O Jovens Urbanos conta ainda com coordenação técnica do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (CENPEC).