“A comunidade não tem opções de lazer, então nesse período as crianças ficam expostas ao perigo nas ruas. Nossa iniciativa foi oferecer um espaço para brincar e se desenvolver, com uma abordagem lúdica das oficinas”, afirma a coordenadora geral do projeto, Luiza Marillac Brito. Os professores foram divididos em equipes e as atrações variavam a cada semana, alternando teatro, música, esportes, grafite, dança, show de calouros e uma animada gincana. O resultado foi um sucesso. Cerca de 150 crianças e adolescentes participaram diariamente da colônia de férias.
Além das oficinas, houve uma visita a EnCine, ONG que trabalha com a área audiovisual, para intercâmbio e troca de experiências sobre o que é aprendido nos projetos. O encontro terminou com jogos, exibições de vídeo e capoeira. Outro objetivo da programação foi desenvolver nas crianças o senso de responsabilidade. A tarefa principal da gincana envolveu a arrecadação de alimentos para doação a famílias carentes da comunidade.
A equipe vencedora teve como prêmio um passeio à praia. “Com essa atividade buscamos reforçar a idéia de cooperação e a liderança entre os jovens. Foi muito bom porque tivemos professores aprendendo e alunos ensinando”, afirma Marillac. A colônia de férias já gerou um efeito prático para toda a comunidade do Papicu. O projeto rendeu uma campanha para a realização de mutirão, entre os moradores, para a limpeza das ruas próximas. O mutirão está marcado para o dia 15 de setembro.
O Projeto Jovens de Valor, financiado pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Trabalho, do Governo do Estado do Ceará, levou uma proposta criativa para 250 crianças e adolescentes da comunidade de Papicu: trabalhar cidadania e inclusão social por meio de atividades de arte-educação. O projeto identifica e potencializa as habilidades de crianças e adolescentes, transformando o talento de cada um em ferramenta para ampliar a compreensão do mundo e de si mesmo. O processo inclui o investimento na socialização, buscando o fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários. São promovidos encontros mensais com os pais dos alunos para estabelecer um canal de comunicação direto com as famílias, integrando-as no trabalho desenvolvido com seus filhos, dividindo responsabilidades e construindo, juntos, estratégias de ampliação do projeto.