O projeto Colorindo Minha Cidade II oferece oficinas de arte para crianças e adolescentes, entre 10 e 15 anos, da rede pública de ensino que vão refletir sobre as suas cidades por meio da arte. Os participantes são incentivados a conhecer e apreciar o patrimônio cultural e natural de sua cidade e as atividades nas oficinas propiciam um espaço para reflexão teórica e para prática de técnicas de artes visuais.
O objetivo do Colorindo Minha Cidade é contribuir com a valorização do patrimônio artístico, simbólico e cultural dos municípios por meio do olhar do aluno, que estimulado, irá colorir sua cidade, destacando o que é belo para si e ampliando esse olhar para os outros. O Projeto começou em agosto com a definição das cidades e articulação com as secretarias municipais de educação e suas redes de ensino. Tem o apoio do ProAc, um programa do Governo do Estado de São Paulo, que disponibiliza, via incentivo fiscal, recursos públicos para atender demandas da sociedade civil na produção artístico – cultural da Secretaria Estadual da Cultura.
A primeira versão do Projeto foi realizada, entre 2007 e 2008, em parceria com o Instituto Viabrasil e foi financiada pela COSIPA. Crianças e adolescentes da rede pública de ensino de cinco municípios da Baixada Santista, produziram cartões postais que expressaram sua visão da cidade. Escolas de Santos, Cubatão, Guarujá, Praia Grande e São Vicente trabalharam com arte-educação, artes visuais e história da arte, para fortalecer a cidadania e a cultura local.