• Compartilhar

Comunidade pede projetos sociais para o Salgueiro

Notícia
24 junho 2014
Comunidade pede projetos sociais para o Salgueiro

CIEDS e Instituto PRO NATURA, por meio do projeto Se Liga Salgueiro!, divulgaram no sábado, 07, no Terraço do Jô, no Morro do Salgueiro, o resultado da Consulta Participativa feita por jovens da comunidade com os moradores.  Com a pesquisa foi possível conhecer os interesses, as necessidades, os sonhos, vocações e paixões dos moradores, e assim buscar parcerias e desenvolver projetos sociais que satisfaçam os anseios da comunidade.

Os temas que tiveram maior destaque, segundo a pesquisa foram: a má distribuição de água em alguns pontos do Salgueiro, oferta de cursos que não atendem a demanda dos moradores e o acúmulo de lixo.

Um total de 82% dos moradores disse nunca ter feito cursos dentro da comunidade e 44% gostaria que fosse disponibilizado um curso de informática, pois é uma das principais exigências para ingressar no mercado de trabalho. Outros 62% dos moradores afirmam que a falta de água ainda é um dos maiores problemas do Salgueiro. Já 91% exige que a comunidade tenha uma coleta seletiva para evitar o acúmulo do lixo em alguns pontos e 86% disse nunca ter interesse em abrir um empreendimento na comunidade.

Para Marcelo Andrade, presidente do Instituto PRO NATURA, o objetivo do Se Liga Salgueiro! é apresentar sugestões e propostas que somadas possam dar origem a um projeto que seja a cara da comunidade e atenda às suas necessidades. Marcelo também explica a importância dos jovens buscarem melhorias e conhecerem mais a fundo o Salgueiro.

“Através desse projeto queremos trazer benefícios para a comunidade, e nada melhor que contar com o grande motor disso tudo, o jovem. Eles têm  a cabeça mais aberta e pronta para aceitar mudanças. Isso não quer dizer que o jovem não tenha que contar com a experiência dos mais velhos. Essa combinação do jovem com o mais velho é o ponto crucial, é o que move, e é isso que queremos com esse projeto”, disse Marcelo.

Para Tamara Honorato, de 21 anos, o projeto a aproximou mais da comunidade. “Fico feliz em ver os moradores todos juntos em um só pensamento, que é querer o melhor para o Salgueiro. O projeto me deu a oportunidade de falar o que eu estou vendo e pensando sobre a  minha comunidade, reconhecendo seus pontos negativos e positivos”.

“Nem melhor nem pior, apenas diferente”. O líder comunitário André Luiz Madureira, utilizou o lema adotado pela escola de samba para definir a comunidade onde mora há 47 anos. “Usei este lema porque queremos um Salgueiro diferente e contamos com o apoio dos jovens e de toda a comunidade unida para buscar essas mudanças”, explicou.

Se Liga Salgueiro! é um projeto do Instituto PRO NATURA em parceria com o CIEDS que conta com o apoio do Instituto Pereira Passos (IPP). Atuando durante quase três meses na comunidade contou com a dedicação e esforço de dez jovens na construção coletiva de um questionário aplicado com 300 moradores do Salgueiro, na perspectiva de conhecer a realidade local da comunidade da zona norte do Rio e colaborando para um maior engajamento dos moradores com questões que impactam diretamente nas suas vidas.