Foi iniciado no mês de outubro um importante projeto no município de Osasco. O Craque do Amanhã, que já é realizado em dois polos no Rio de Janeiro pelo CIEDS, utiliza o futebol como fio condutor para o desenvolvimento integral.
Para Beatriz Faia, gerente do projetos do CIEDS, o futebol pode ser uma importante ferramenta de transformação: “As atividades do projeto preveem, além do desenvolvimento integral das crianças e adolescentes, o fortalecimento das relações entre comunidade, escola e família”.
Além da metodologia diferenciada, o projeto prevê atividades complementares que visam a ampliação do repertório cultural e a apropriação da cidade. Visitas a museus, parques e centros culturais devem acontecer semanalmente.
Outra importante função social que o projeto cumpre, é a de inserir adolescentes PCDs (pessoas com deficiências) na prática esportiva e permitir a integração com outros adolescentes da comunidade.
Para isso, foi estabelecida uma parceria com a AMME - Associação Mantenedora de Mães Especiais, que participa do planejamento das aulas visando possíveis adaptações para atender os adolescentes com deficiência.
“Contar com a sensibilidade e o profissionalismo da AMME e de seus profissionais no planejamento das atividades têm sido engrandecedor. É uma relação em que todos nós ganhamos”, afirma a gerente do projeto.
Para a realização em Osasco, o projeto conta com o financiamento da empresa White Martins, incentivado pela Lei Paulista de Incentivo ao Esporte e pela Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude do Governo do Estado de São Paulo.
Outros importantes parceiros do projeto são o clube Grêmio Osasco Audax, a Secretaria de Esporte, Recreação e Lazer do município de Osasco e o Grêmio Esportivo Espada de Ouro, campo onde o projeto acontece.