Um meio para transformação e justiça social: isso é educação para o CIEDS. Para que esse objetivo seja posto em prática, são necessárias políticas públicas integradas que considerem o contexto local, a corresponsabilização dos atores sociais e a difusão do conhecimento. Só assim, na visão do CIEDS, será promovida uma cultura de paz e uma sociedade mais justa e democrática. Nesse contexto, fazemos a gestão e/ou mobilização de diferentes plataformas de educação, que conectam professores, gestores, equipes técnicas e alunos.
Uma delas é o Balcão de Ideias e Práticas Educativas (cieds.org.br/balcaodeideias). Trata-se de uma plataforma virtual e gratuita, que reúne diferentes práticas pedagógicas criadas por professores para professores. É esse o diferencial da ferramenta, lançada no mês passado e já com 260 pessoas cadastradas. A iniciativa, fruto da parceria entre o CIEDS e o Instituto Neoenergia, tem o objetivo de incentivar que as redes de educação repensem suas práticas, tendo a concepção Educação Integral como ponto de partida da construção pedagógica. A ideia é fomentar o desenvolvimento de ações coletivas e integradas, criando oportunidades para que professores articulem suas práticas às dez Competências Gerais da BNCC (Base Nacional Comum Curricular), tendo como referência experiências já testadas em sala de aula por outros professores.
Outra iniciativa totalmente aberta é a Rede Escola Digital (escoladigital.org.br), uma iniciativa da Fundação Telefônica Vivo, que contempla e centraliza 21 plataformas, sendo 19 no âmbito estadual e uma, no municipal. A ferramenta é gratuita e oferece a professores, gestores e redes de ensino mais de 30 mil recursos digitais de aprendizagem, que proporcionam interatividade, dinamismo e inovação às práticas pedagógicas. Os recursos digitais disponibilizados são tipificados como: objetos digitais de aprendizagem (ODAs), roteiros de estudo, planos de aula, ferramentas para criar e cursos. Todos os recursos são classificados por disciplina, etapas, ano, modalidade e tipos de mídia, além de terem indicação das habilidades relacionadas à BNCC. A Rede também oferece dois cursos em ambiente EAD (Ensino a Distância) para educadores e gestores.
Outro que leva a BNCC em consideração é o Trilhas (portaltrilhas.org.br), uma plataforma colaborativa com foco no professor alfabetizador e no estudante de pedagogia, com 953 inscritos. O objetivo é aprimorar os conhecimentos desses dois públicos, por meio de cursos referenciados pela BNCC, além de estimular a troca de experiências com educadores de todo o Brasil. O projeto é do Instituto Natura e da Fundação Telefônica Vivo.
Também aberta é a plataforma Escolas Conectadas (escolasconectadas.org.br), uma iniciativa do ProFuturo, programa de educação global da Fundação Telefônica Vivo e da Fundação “la Caixa”, com conteúdos direcionados à formação de docentes. Atualmente, une 36 cursos,que são disponibilizados periodicamente, de acordo com calendários específicos. Além de gratuitos, eles têm certificação e materiais didáticos incluídos. O projeto tem mais de 12 mil inscritos nas turmas exclusivas, para as quais o CIEDS faz a mobilização.
A proposta é apoiar as redes de ensino na construção de estratégias de formação focadas em suas demandas e seus diferentes contextos, além de articular e disseminar a temática de inovação educativa e cultura digital para redes de ensino público e estimular o desenvolvimento de competências do século 21 nos estudantes.
Por fim, o Conviva (convivaeducacao.org.br), plataforma de gestão com foco em dirigentes municipais de educação e suas equipes técnicas que fornece conteúdos e ferramentas práticas que ajudam no dia a dia das Secretarias Municipais de Educação. Sua capilaridade é significativa: ao todo, são cadastrados 5.137 municípios e mais de 32 mil usuários. O Conviva é iniciativa da Undime (União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação) e conta com o apoio de 10 instituições e fundações parceiras, sendo que o Instituto Natura é o atual gestor. O CIEDS coordena a frente de Apoio ao Uso e Atendimento (Mobiliza Conviva), em que articuladores estaduais apoiam a utilização qualificada da plataforma pelos usuários.