A Escola Municipal Hildegardo de Noronha, localizada no bairro de Anchieta, no Rio de Janeiro, com o auxílio do projeto Bairro Educador, realizou na segunda feira, 03 de dezembro, a culminância dos projetos “Amigos do meio ambiente” e “Amigos da natureza”. As atividades fazem parte da trilha educativa¹ sobre preservação ambiental, trabalhada com os estudantes do 4º ano, durante o 2º semestre do ano letivo. Formas de economizar a água, o conceito de sustentabilidade, práticas de reciclagem e educação ambiental foram uns dos temas abordados pelo professor Romero Fernandes no decorrer de suas aulas.
Os estudantes aprenderam métodos de plantio, a partir de mudas de pau brasil (árvore nativa brasileira que deu origem ao nome do país) e ipê roxo (erva medicinal utilizada para combater gripes e resfriados), trazidas pelo presidente de associação de moradores da comunidade, através de uma articulação do Bairro Educador com o Jardim Botânico.
Durante o plantio das árvores, realizado no terreno da escola, o professor Romero Fernandes explicou aos estudantes sobre as condições climáticas e épocas do ano favoráveis para o desenvolvimento das árvores e os tipos de terrenos disponíveis para o plantio delas.
De acordo com o professor Romero Fernandes, as atividades da trilha educativa permitem que os estudantes valorizem as riquezas naturais do bairro em que residem.
“É importante ensinar a estes alunos as mais variadas questões ambientais, porque muitos não sabem plantar uma árvore frutífera, que pode contribuir até mesmo para aumentar a renda familiar deles. Com o apoio do Bairro Educador, eles conseguem conhecer e visualizar as fontes e recursos naturais dentro da própria comunidade, facilitando o aprendizado”, explicou Romero.
Para ele, a trilha o auxiliou a trabalhar de uma forma lúdica, as disciplinas de ciências, geografia e história.
Através de uma articulação com a empresa de transportes público metroviário, o MetrôRio (parceiro do projeto Bairro Educador), a ONG Ressurgir realizou atividades relacionadas a conscientização ambiental com os estudantes. O artista plástico da ONG Ressurgir, Eduardo Carvalho, ministrou uma oficina de produção de um Papai Noel feito com garrafa plástica de refrigerante. “Um objeto que poderia vir para o lixo e demorar 400 anos para se decompor na natureza, como é o exemplo do plástico, pode virar um brinquedo”, concluiu Eduardo.
Além da oficina de reutilização de materiais reciclados, a equipe da ONG também realizou uma oficina de dança, um esquete teatral que abrange o tema da reciclagem, para transmitir uma mensagem sobre o respeito ao próximo, e um jogo de perguntas e respostas.
Para Viviane Gonçalves, coordenadora pedagógica, foi possível perceber mudanças de atitudes de alguns estudantes com relação à preservação ambiental.
“O trabalho está dando resultado. Outro dia vi um aluno alertando a merendeira sobre o desperdício da água, pois a torneira estava aberta e aquela água não estava sendo utilizada. Alguns alunos mudaram o hábito de jogar o lixo no chão e o jogam na lixeira”, relatou Viviane.
A estudante do 4º ano, Ashiley Rodrigues, de 10 anos, explicou como solucionar o problema da poluição.
“Aprendi que para não haver poluição é preciso que as pessoas andem mais de bicicleta do que de carro, não joguem lixo nos rios e nas ruas e aprendam a não jogar fora as garrafas PET, porque podem servir para fazer brinquedos para as crianças”, ressaltou a estudante.
¹Trilha educativa: conjunto de atividades pedagógicas pensadas junto à direção e professores da escola e articuladas com o Projeto Político Pedagógico da escola.