Os gerentes dos projetos que participam do Programa EducaCIEDS se reuniram na segunda feira, 21, no CIEDS, Centro do Rio, para sistematizar e integrar suas experiências em campo, contribuindo com ideias que auxiliam no entendimento da política nacional de Educação Integral, trabalhada pelo Mais Educação, programa criado e implementado pelo MEC em escolas públicas, desde 2007.
O EducaCIEDS reúne todos os projetos de educação do CIEDS e é pautado na concepção de educação integral considerando novos tempos, espaços, atores e conteúdos de aprendizagem. Para isto, o CIEDS estuda e desenvolve projetos e experiências que apontem inovação, participaçã e melhoria da gestão e integração entre os diversos atores que trabalham para educação no Brasil.
Helena Singer, socióloga e representante do Cidade Escola Aprendiz, em São Paulo, instituição que realiza trabalhos em parceria com o projeto Bairro Educador, por meio do CIEDS, mediou o debate, apresentando as propostas, políticas indutoras e experiências da educação integral no âmbito educacional do país. O “Aprendiz” é um programa que apoia tecnicamente o Mais Educação e tem participado da sua implementação em cidades como Rio de Janeiro e Recife. O Mais Educação, em 2012, atuou em 35.000 escolas, já em 2013 a expectativa é que o programa atenda 45.000 unidades escolares.
“Agregar espaços, tempo, atores locais, projetos, políticas e oportunidades garante o desenvolvimento integral das crianças, jovens, adultos e comunidades”, disse Helena ao elogiar o EducaCieds.
Mobilizar escolas e comunidades para refletir sobre o projeto pedagógico, mapear parceiros presentes no território, levantar a história e tradições do bairro, valorizando diferentes manifestações culturais, e reunir os recursos da cidade e os saberes locais ao currículo escolar foram algumas diretrizes traçadas pelos gerentes dos projetos de educação do CIEDS para a promoção da educação integral.
Relacionando o tema educação integral com a questão da inclusão social, também foram debatidos como lidar com a falta de infraestrutura e profissionalização dos educadores para receber jovens ex usuários de substâncias psicoativas nas escolas da rede pública de ensino e como as secretarias podem se reorganizar para atender a essas questões sociais da contemporaneidade.
“Como os alunos vão permanecer nas escolas se elas não têm estrutura para isso? A escola deve ver estes jovens com outros olhos, capacitando os profissionais para lidarem com essa realidade”, destacou Marcia Pinto, responsável pelo Programa EducaCIEDS.
A Educação Integral abrange, além da gestão participativa e democrática da comunidade escolar, a opinião dos estudantes, que são estimulados a falar o que querem aprender e estudar em sala de aula.
“Temos um entendimento interno de como o CIEDS se indentifica com o plano de educação integral do governo, através do processo de interação entre os projetos, que dialogam entre si”, concluiu Marcia Florencio, coordenadora do projeto Bairro Educador, ao afirmar que o EducaCIEDS pode contribuir para a execução do plano de trabalho dos projetos, por meio de parcerias internas e troca de experiências que podem ser replicadas.
Atualmente quatro projetos compõem o núcleo de educação do CIEDS na perspectiva de educação integral: Pontes para o Futuro, Bairro Educador, Programa de Apoio à Iniciativa Sócio educativa (Pais) e Orientador Familiar.