O Bairro Educador de Paciência, em parceria com o Movimento Rio Eu Amo Eu Cuido, Globo Rio e a Confederação Brasileira de Voleibol (CBV), propiciaram à Escola Municipal Manoel Porto Filho, a inauguração da 1ª quadra de vôlei de praia em uma escola pública no Rio de Janeiro, em evento realizado na última quinta-feira, 14 de abril. A atividade foi um sucesso e contou com a presença de quatro duplas brasileiras que prestigiaram os alunos e inauguraram a quadra com um jogo-exibição.
Para Pedro Cunha, um dos atletas presente ao evento, os alunos só têm a ganhar com a quadra. “Não só pelo esporte, mas também pela parte da competição que gera uma interação e valorização, e ajudará que os alunos se tornem cidadãos melhores”, afirmou. Ainda segundo Pedro, a partir de agora, os alunos deverão se empenhar mais na escola e na vida para se tornarem campeões onde estiverem e no que escolherem para fazer.
O grupo de Hip Hop da escola fez uma apresentação para os atletas, arrancando aplausos dos presentes.
A equipe do Viva Vôlei, projeto social da CBV, ofereceu uma “Clínica de Vôlei”, para os alunos da escola, ensinando os fundamentos básicos do esporte como saque, recepção, passe e bloqueio. “Hoje foi um momento único para estas crianças que são as grandes estrelas do evento. Essa visita transformará a vida destes estudantes. Além disso, queremos mostrar que a escola é um local bom, seguro, onde se pode viver em harmonia. O reflexo de hoje será na sala de aula, na melhora da autoestima dos alunos e professores”, disse Marco Aurélio, responsável pelo projeto.
Os alunos que participaram do mutirão para a construção da quadra representaram os demais e puderam “trocar” alguns saques com os atletas. “Adorei a experiência, sempre os via pela televisão, agora pude estar perto e receber um saque deles. Nunca vou esquecer este dia. Daqui a 30 anos contarei para meu filho que joguei bola com um campeão olímpico e mundial”, afirmou Oziel Silva da Conceição, 9º ano.
Para o multicampeão Emanuel, a visita servirá muito mais que apenas inaugurar a quadra da escola e bater bola com os alunos. “Nossa função é tentar servir de exemplo para os alunos, mostrar que eles também podem vencer na vida. Além de tentar consolidar outro esporte na escola”, disse.
Emanuel ainda falou sobre a importância do contato com o ídolo para os estudantes presentes. “Quando você está perto do ídolo, começa a ver seu futuro, planejar o que deseja para sua vida. Estou muito feliz em estar aqui e trazer um pouco de alegria e felicidade para estes jovens”, finalizou.
Todos ficaram felizes com o evento. Para Rafael Saladini, um dos responsáveis pelo movimento Rio Eu Amo Eu Cuido, todos entenderam a mensagem da atividade. “Os atletas vieram aqui e falaram para os alunos sobre a importância de se conservar e cuidar do local que será utilizado por eles. A CBV também cumpriu uma importante função ensinando a prática do esporte. Quero agradecer muito ao Bairro Educador, que foi um grande parceiro e articulador da ação, coordenando e utilizando o dom da criançada para promover a escola", falou.
“O Bairro Educador é nosso anjo da guarda e está nos possibilitando muitas coisas. Levou nossos alunos ao teatro, nos deu esta quadra e são nossos parceiros, nos proporcionando coisas que só fazem a escola crescer”, finalizou a diretora da E. M. Manoel Porto Filho.