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Empreendedorismo e impacto social: Bem da Gente fortalece comunidades e impulsiona negócios na periferia de Cuiabá

Notícia
18 fevereiro 2025
Empreendedorismo e impacto social: Bem da Gente fortalece comunidades e impulsiona negócios na periferia de Cuiabá

Uma parceria da Energisa com o CIEDS, o projeto promove a inclusão produtiva de moradores de Silvanópolis e Paraisópolis e já investiu R$ 30 mil em negócios periféricos de Cuiabá (MT).

Com a chegada do Bem da Gente, uma parceria da Energisa com o CIEDS, a transformação social e econômica tem ganhado força nas comunidades de Silvanópolis e Paraisópolis, em Cuiabá (MT). 

O programa de formação empreendedora visa impulsar a estruturação de pequenos negócios para novas oportunidades de geração de renda. Com um modelo de empreendedorismo social e inclusão produtiva, a primeira edição do Bem da Gente na cidade capacitou 40 empreendedores e investiu R$ 30 mil em capital semente para 15 negócios locais, impulsionando a geração de renda e promovendo maior autonomia financeira.

Desenvolvimento sustentável e fortalecimento da economia local

O projeto combina capacitação técnica, suporte estratégico e conexão com o mercado, buscando o fortalecimento de negócios locais e a ampliação da autonomia financeira dos participantes. Durante o programa, os empreendedores receberam mentorias especializadas, desenvolveram planos de negócios e aprenderam a fortalecer suas marcas e produtos, preparando-se para desafios e oportunidades do mercado. 

Iniciativas como essa demonstram o impacto positivo de parcerias entre empresas do setor de energia e organizações sociais no fortalecimento de economias locais, contribuindo para o crescimento sustentável dos territórios onde atuam. 

Investimento social privado e impacto comunitário

O CIEDS acredita no empreendedorismo como motor de transformação social. Ao incentivar a criação e o fortalecimento de pequenos negócios, o projeto não apenas promove o desenvolvimento individual dos empreendedores, mas também gera impactos positivos para toda a comunidade, estimulando o desenvolvimento territorial e a economia de impacto.

“Desde criança, sempre gostei de cuidar do cabelo das minhas irmãs. Ao longo do tempo, essa paixão se tornou profissão e me qualifiquei. Com três anos de experiência, o Bem da Gente foi essencial para me ensinar a gerir meu próprio negócio”, compartilha Luciene da Silva, uma das empreendedoras beneficiadas pelo programa. 

Os resultados da primeira edição do Bem da Gente já abrem caminho para uma nova fase do projeto. O segundo ciclo de formação teve início em fevereiro de 2025 e pretende capacitar mais 35 empreendedores, ampliando ainda mais o impacto social e econômico do programa. 

Ao investir em programas de desenvolvimento comunitário, empresas do setor de energia não apenas reforçam seu compromisso com a responsabilidade social e o ESG, mas também constroem legados duradouros e fortalecem seu relacionamento com as comunidades onde operam. 

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