Vandré Brilhante, Secretário Executivo do CIEDS, recebeu, no auditório do Palácio da Guanabara, Nelma de Azeredo, Subsecretária de Estado da Assistência Social e Descentralização da Gestão e Heloisa Maciel, Superintendente de Proteção Social Básica e Especial, ambas da Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos – SEASDH, Governo do Estado do Rio, e Jean Marc Mutzig, representante do Ministério de Desenvolvimento Social. Joelle Rode, Coordenadora de Articulação do Projeto fez a apresentação dos principais resultados.
Os números e dados apresentados indicaram o sucesso do Projeto e sua importância junto aos Gerentes Municipais. Com o objetivo de alcançar 56 municípios do Rio e do Espírito Santo, o CIEDS conseguiu alcançar 71% da meta. Entre os pontos fortes, os participantes apontaram a relevância dos conteúdos para a prática profissional, a possibilidade da troca de experiências, a qualidade e competência do corpo docente e a relação das teorias e modelos apresentados com a realidade e a operacionalidade locais.
A avaliação indica que 91% dos participantes consideraram entre boa e ótima a compreensão dos conteúdos da Política Nacional de Assistência Social, PNAS, e sua aplicação, nos serviços implantados pelo Sistema Único da Assistência Social, SUAS, e dos programas de transferência de renda. Entre os participantes, 92% consideraram que o Curso permitiu ampliar as competências de gestão e de operação na área de atuação.
Selecionado como ACE, Agência Capacitadora Estadual, o CIEDS trabalhou diretamente com Gestores de 133 municípios, divididos em três lotes, que reuniam cidades do estado do Rio de Janeiro e do Espírito Santo, do Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte, e de Sergipe, Alagoas e Pernambuco.