A ESCOLA CIEDS é voltada para a formação empreendedora, capacitando lideranças e moradores de comunidades de baixa renda para formular e gerir projetos econômicos e sociais. O curso fornece ferramentas para ajudar o participante a reconhecer as demandas locais, formular seus projetos, captar recursos e aplicá-los da melhor forma possível. Brasilândia é um dos bairros de menor IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) e com maior índice de vulnerabilidade juvenil do Município de São Paulo.
A comunidade do Jardim Eliza Maria foi selecionada para receber o projeto, pois atende os critério de baixo IDH x incidência do Público alvo x intervenção do poder público. O CIEDS atua nesta área junto ao Centro de Cultural da Juventude e através do Projovem, tendo capilaridade na comunidade, junto aos equipamentos locais e ao público alvo: jovens na faixa etária de 18 a 24 anos. Já Barueri é um município do estado localizado na região metropolitana de São Paulo. Possui grandes pólos industriais, concentração de renda e empenho para equalizar a questão da desigualdade social por parte do Poder Público e Instituições Locais, que atuam com esta problemática sob ângulos diversos.
Nesta região, iremos atuar junto à comunidade do Parque Imperial, próxima ao Parque Gráfico da Xerox do Brasil e com forte atuação do Fundo Social de Solidariedade do Município de Barueri. Este possui, entre as metas dos objetivos de Desenvolvimento do Milênio, ter 99% das mulheres da região ocupadas no setor não agrícola, casando com o foco do nosso trabalho: mulheres, a partir dos 18 anos.