O evento de assinatura do convênio, realizado no dia 21 de agosto, na sede da Petrobras em São Paulo, marcou o início da parceria e dos trabalhos. O patrocínio de R$ 50 mil da Transpetro e o apoio da Prefeitura de Barueri viabilizaram a realização dessa segundo edição da Escola CIEDS no município. O projeto, com duração de 12 meses, possibilitará a troca de experiências e conhecimentos para planejar, implementar e gerenciar negócios de geração de renda. Ao final do processo formativo, os participantes terão a oportunidade de apresentar uma proposta de negócio e receber um incentivo de R$ 1.500,00, chamado de “Recurso Semente”, para dar início ao trabalho.
Cerca de 30 lideranças dos bairros Parque Imperial e Jardim Mutinga, local onde está instalado o Terminal de Barueri, da Transpetro, participarão do curso e terão oportunidade de desenvolver suas habilidades com a Escola CIEDS. A Transpetro, subsidiária integral da Petrobras, é uma empresa líder no setor de logística de transporte de combustíveis da América Latina e mantém um firme compromisso com a responsabilidade sócioambiental.
A parceria com o CIEDS mostra que é fundamental trabalhar em conjunto para fazer desenvolvimento social. Em 2008, formação de jovens mulheres Em 2008, também no município, o CIEDS assinou termo de cooperação com o Fundo Social de Solidariedade de Barueri e com a Xerox do Brasil. O trabalho do Fundo Social de Solidariedade de Barueri, implementando ações que integravam os objetivos de desenvolvimento e educação comunitária, permitiu identificar áreas, no município, com alto índice de vulnerabilidade social. O Parque Imperial foi apontado como umas dessas áreas.
O CIEDS abriu a primeira turma da Escola CIEDS, no Centro Comunitário do bairro. A Escola focou na formação de 30 jovens mulheres moradoras do Parque Imperial. No mesmo período, a capital paulista também recebeu uma turma da Escola CIEDS, no bairro da Vila Nova Cachoeirinha, sediada no Centro Cultural da Juventude Ruth Cardoso. Aqui, a Escola focou na formação de 30 jovens paulistanos. As duas turmas funcionaram com o apoio da Xérox do Brasil, por meio da área de responsabilidade social.