• Compartilhar

Ética com o dinheiro público é tema destaque em workshop sobre Incentivos Fiscais

Notícia
16 agosto 2011
Ética com o dinheiro público é tema destaque em workshop sobre Incentivos Fiscais

A utilização de incentivos fiscais por instituições do 3° setor: esse foi o tema principal do workshop Responsabilidade Social - Incentivos Fiscais: Legislação, Gestão e Oportunidades, realizado hoje (16/08) na Bolsa de Valores do Rio de Janeiro. O CIEDS marcou presença no evento, com a participação de seu diretor-presidente, Vandré Brilhante, que foi moderador das palestras.

Durante sua explanação, Vandré destacou a necessidade de transparência com o uso do dinheiro público: “É preciso ética e responsabilidade na aplicação dos recursos captados por meio dos incentivos fiscais. Acho que é importante a gente discutir essa questão. Nós gestores temos muitos desafios, temos que vencer muitas burocracias, e a troca de ideias sobre isso é fundamental. Acho que esse seminário pode ser um pontapé para reflexões em conjunto”.

Os palestrantes do workshop foram Claudia Jeunon, especialista em marketing e responsabilidade social; Bruno Conduru, supervisor da área de impostos da Martinelli Advocacia; Luis Fernando Rodrigues, consultor de incentivos fiscais e responsabilidade social; Victor Ladeira, gestor geral do Instituto Bola Pra Frente e Ednalva Aparecida dos Santos, coordenadora social do Instituto Nextel.

Claudia falou sobre a responsabilidade social corporativa e ressaltou a atuação das empresas nessa área. Já Conduru e Rodrigues explicaram as leis de incentivo fiscal (Rouanet, Lei do Audiovisual e Incentivo ao Desporto, entre outras) e abordaram as modalidades culturais e sociais nas quais elas podem ser aplicadas (cinema, teatro, erradicação do trabalho infantil, projetos de prevenção e abrigo, etc).

Um ponto em comum entre os discursos foi a percepção do medo encontrado nas organizações quanto ao uso dos incentivos fiscais e o desconhecimento quanto a forma de utilizá-los. Os palestrantes ressaltaram a importância de mudar esse pensamento, aproveitando cada vez mais esses recursos para investir em projetos positivos para a sociedade.

A segunda parte do seminário foi destinada à apresentação de cases bem-sucedidos com a utilização dos benefícios. Ladeira falou sobre o trabalho realizado pelo Instituto Bola Pra Frente, que usa o esporte como ferramenta para se chegar à educação; enquanto Ednalva abordou o funcionamento do Instituto Nextel e o projeto Caravana do Esporte.

O workshop foi promovido pela Martinelli Advocacia Empresarial, especializada em assessoria jurídica empresarial. Participaram cerca de 50 profissionais de diversas organizações, entre elas a Associação Beneficente AMAR; Instituto Embratel; Instituto Rogério Steinberg, Icatu Seguros e Instituto Direcionar, entre outras.