Para consolidar um modelo de negócio mais inclusivo, sustentável, profissional e com maior impacto social para o mercado de sorvetes, o Eu Sou Kibon Weekend proporcionou um final de semana de seleção para seus futuros participantes.
Por meio de um processo intensivo com dinâmicas e simulação de desafios de mercado, engajou e incentivou o pensamento criativo, inovador e colaborativo de quem deseja trabalhar como micro-operador do canal de vendas mobile da Kibon, assim chamado por trazer mobilidade à oferta de sorvetes, com os carrinhos e sorveteiros que rodam as praias e espaços de lazer do país.
20 potenciais empreendedores trouxeram suas ideias e experiências para o Marante Executive Hotel, em Recife, para, no sábado, dia 15 de abril, se inspirarem com palestras e mostrarem um pouco de suas habilidades por meio dos desafios temáticos. Estes abordaram assuntos relacionados ao trabalho no mercado de sorvetes, como sazonalidade e gestão financeira.
Os desafios foram seguidos por dinâmicas de grupo, que simulavam questões reais que os empreendedores poderão enfrentar ao longo da atuação do seu negócio.
“Qualquer pessoa pôde participar da seletiva, só precisava querer empreender no mercado de sorvetes, ter um espaço disponível [para armazenamento dos carrinhos de sorvete] e muita vontade de crescer. O programa oferece suporte total com a cessão dos equipamentos e dos materiais de visibilidade, a bonificação da primeira compra e o apoio gerencial inicial, realizado por ação do CIEDS. Todos os ingredientes para começar um negócio de sucesso estão presentes”, diz Loren Almeida, Coordenadora do programa no CIEDS.
Domingo foi o dia dos candidatos participarem do Pitch, pequena apresentação de três minutos em que contaram como fariam a sua operação: o local escolhido, possíveis parceiros para suporte e apoiadores. Cada participante pôde dar um panorama específico de como visualizaria a operação do seu negócio. Duas bancas com representantes da Kibon, do CIEDS e de agentes locais de apoio ao empreendedorismo avaliaram os candidatos.
“Tivemos participação de pessoas com perfis variados, de todas as idades, gêneros e condições sociais, o que tornou o evento muito rico quanto à avaliação do novo perfil do operador Mobile Eu Sou Kibon”, comenta Marcus Vinícius Guimarães, Líder do Programa pela Kibon, após participar do evento.
A seleção contou ainda com a presença de representantes do cenário pernambucano de empreendedorismo, como o Sebrae, a SEMPETQ - Secretaria da Micro e Pequena Empresa, Trabalho e Qualificação de Pernambuco e a Agefepe - Agência de Fomento do Estado de Pernambuco. Além deles, alunos de psicologia que foram capacitados para apoiar, sob supervisão, a observação das dinâmicas de grupo, também estiveram presentes.
Os micro-operadores selecionados receberão suporte técnico, mentoria e capacitação gerencial para operar entre cinco e dez carrinhos de sorvetes da marca, gerando oportunidade e renda não só para eles mesmos como para os sorveteiros da região.
“O evento foi um sucesso: candidatos com diferentes histórias de vida e de diferentes localidades, união de parceiros locais e muita alegria compartilhada, o lema da Kibon", finaliza Loren.
O Eu Sou Kibon é uma iniciativa da Unilever com execução do CIEDS.
Atualização 14 de maio: Os nomes dos selecionados para participar do programa como micro-operadores são:
- Felipe Pedroza Ximenes
- Fernanda Frazao Campos
- Gustavo Boudoux de Melo
Acesse cieds.org.br/eusoukibon/ e saiba mais!