• Compartilhar

Feira fomenta empreendedorismo em Macaé e Vila Velha

Notícia
5 fevereiro 2014
Feira fomenta empreendedorismo em Macaé e Vila Velha

Nos dias 21 e 29 de janeiro, o Programa Shell Iniciativa Empreendedora realizou, em Macaé e Vila Velha, a primeira Feira de Oportunidades do programa. A Feira é um dos pontos altos do projeto, onde os empreendimentos desenvolvidos ao longo do último ano apresentam seus negócios ao mercado e ao público em geral.

Com o tema ‘Redes Para a Prosperidade’, a Feira contou com mais de 100 visitantes em cada uma das cidades e promoveu um ambiente de troca entre os empreendedores e o público, que foi composto por grupos locais, agências de fomento ao empreendedorismo, empresários e associações de classe, além de diversas pessoas interessadas em empreendedorismo.

Em Macaé, o evento reuniu 26 empreendimentos capacitados pelo projeto e contou com a participação do Fundo Municipal de Desenvolvimento Econômico (Fumdec), o Sebrae-RJ e o SENAI-Firjan, parceiros do Norte Fluminense.

A Feira de Oportunidades, além de ser um ambiente de troca e circulação de pessoas, é o momento em que são divulgados os premiados do Programa. No Norte Fluminense, o primeiro lugar foi para o empreendimento Alma Quilhas, empresa de fabricação e comercialização de quilhas para pranchas de surf, da empreendedora Agnes Aguiar; o segundo lugar para Save, empresa de soluções industriais baseados em treinamento e software para gerenciamento de prestação de serviço, do empreendedor Gabriel Pavão e o terceiro lugar para o Instituto Diamond, consultoria com foco em treinamentos comportamentais, da empreendedora Camylla Costa.

O prêmio Pop, de voto popular, foi para a empreendedora Natália Vital com o Hostel Plataforma, que visa oferecer hospedagem de baixo custo para trabalhadores em visita à cidade.

Para o segundo lugar, Gabriel Pavão, participar do Iniciativa Empreendedora lhe ensinou muitos conteúdos técnicos, além de oportunidades de contatos. “Minha empresa já tinha quatro anos e nunca tínhamos escrito um plano de negócios. No programa aprendemos sobre a importância de se ter missão, visão e valores. Aprendemos sobre marketing e sustentabilidade, temas que não tínhamos conhecimento técnico”, ressaltou.

Na Feira capixaba, que aconteceu no dia 29, 12 empreendimentos se apresentaram e três parceiros prestigiaram a realização do evento: a Associação de Empresários de Vila Velha, ASEVILA, o Sebrae-ES e a Faculdade Estácio de Sá, esses dois últimos com estandes na Feira. Além destes parceiros, estavam presentes representantes da Secretaria de Desenvolvimento da Prefeitura Municipal de Vila Velha e do Banco Brasil, que compuseram o corpo de jurados, e da RedePetro do ES.

Os empreendedores premiados foram, em primeiro lugar, Neo Vision, empresa que executa serviços de levantamento e pesquisa em Meio Ambiente e Engenharia por meio de tecnologias inovadoras, em segundo lugar a Consulseg, que oferece aos clientes do segmento de óleo e gás assessoria e treinamentos nas áreas de segurança do trabalhado e meio ambiente, e, em terceiro lugar, a Viva Mais, uma assessoria esportiva para empresas de pequeno e médio porte.

O empreendimento vencedor do Prêmio Pop em Vila Velha foi Michelle Milanezi Gestão de Eventos, da empreendedora de mesmo nome.

Para Lucas Jonis, o primeiro lugar de Vila Velha, com a empresa Neo Vision, o programa foi um lugar que ajudou a realizar seus sonhos. “Tenho pais funcionários públicos, ligados à academia, nunca tive apoio para ser empreendedor e acabava adiando esse sonho. O projeto me mostrou que era possível e fez eu profissionalizar tudo aquilo que eu já fazia brincando”, concluiu.

Alguns em fase de implementação e outros com operações já iniciadas, o Programa Shell Iniciativa Empreendedora contou com um amplo espectro de negócios desenvolvidos pelos participantes: de alimentação a softwares, todos buscando atender às múltiplas necessidades dos diversos elos da Cadeia de óleo e gás. Em Macaé, foi  estimado que 58% dos empreendimentos estão intimamente ligados às demandas dessa indústria; em Vila Velha, 62%.