O jornalismo é uma ferramenta capaz de mudar a realidade em que nos encontramos. Por meio dele, questões são evidenciadas e resolvidas. Esse foi o ponto levantado por Nelson Breve, jornalista e Ex-diretor da Empresa Brasil de Comunicação – EBC, em sua palestra para os participantes do projeto Jovem Jornalista na sexta-feira, dia 25 de novembro.
A convite da Rio+Rio, braço social da agência de publicidade NBS onde trabalha atualmente, Nelson falou de sua experiência profissional, além do poder transformador do jornalismo.
“O jornalismo é uma das poucas carreiras em que você pode alterar o futuro. Algo que você escreve pode, muitas vezes, influenciar e ajudar a resolver problemas que estavam esquecidos. Eu espero que cada vez mais jovens acreditem na possibilidade de o jornalismo ser essa ferramenta para mudar mais rapidamente o mundo para melhor”, comenta Nelson.
O jornalista deu dicas preciosas sobre a boa produção e distribuição do texto jornalístico. “As dúvidas que eu tinha foram tiradas de uma forma dinâmica. As frases de impacto que o Nelson nos mostrou em seus slides deram um tom diferente ao que ele falava. Ele procurava nos fazer perguntas e entender o nosso lado”, afirma Juliana, de 16 anos, participante do Jovem Jornalista.
A fala leve e questionadora do palestrante também tinha outro objetivo: inspirar os jovens do projeto, que saíram do evento mais certos e determinados com relação à escolha que pretendem fazer.
“Tem muita coisa no Rio de Janeiro que as pessoas precisam saber e que não vêm a conhecimento público. E é isso que a gente quer mudar, essa é a proposta do Jovem Jornalista, poder trazer um novo olhar sobre a cidade. Saber que nós somos capazes de levar essa informação para as pessoas é simplesmente mágico”, destaca Victor Hugo, de 16 anos, também participante do projeto.
O Jovem Jornalista dá voz a dez jovens cariocas estudantes da rede pública que atuam como jornalistas voluntários identificando iniciativas inovadoras que contribuam para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – ODS da ONU e dando apoio a produção de matérias sobre o Rio de Janeiro. O programa é uma parceria do CIEDS com o Centro Mundial para o Desenvolvimento Sustentável – Centro RIO+, do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento – PNUD.
Para conhecer mais sobre o projeto Jovem Jornalista e as matérias produzidas acesse: jovemjornalista.wordpress.com.