Promovido pelo Fórum Estadual de Economia Solidária e pelos Fóruns da Região Metropolitana, o Festival, além de comercializar produtos, realizou uma programação cultural variada, com grupos teatrais, dança, vídeos e música.
O Festival é uma grande oportunidade de divulgação da economia solidária. A própria produção do evento foi feita segundo conceitos da Economia Solidária, e faz parte do processo de formação dos grupos e empreendedores envolvidos. A programação incluiu ainda oficinas e palestras abertas ao público.
Os visitantes do Festival tiveram uma excelente oportunidade de conhecer produtos feitos com respeito ao meio ambiente e que seguem os princípios do consumo consciente.
NEATES
O CIEDS está implantando, no Estado do Rio de Janeiro, o Núcleo Estadual de Assistência Técnica aos Empreendimentos Solidários, NEATES. Projeto financiado pelo Ministério do Trabalho, Secretaria Nacional de Economia Solidária, o Núcleo vai alcançar 150 empreendimentos fluminenses.
O NEATS vai trabalhar junto a grupos empreendedores que têm seu processo produtivo e de comercialização de produtos e serviços formatados segundo princípios do Comércio Justo e da Economia Solidária. O objetivo é, por meio de uma assessoria técnica, qualificar e otimizar a gestão desses empreendimentos, fortalecendo esse mercado.
O CIEDS deve mapear os empreendimentos do Estado com foco nas regiões do Médio Paraíba, Serrana, Metropolitana, na Baia de Ilha Grande, Litorânea e Norte. O CIEDS utilizou os relatórios do Sistema Nacional de Informações em Economia Solidárias, SIES, e dados disponibilizados pelo Forum Estadual de Economia Solidária, e vai identificar os grupos com os quais trabalhar, segundo critérios que indicam seu potencial de crescimento e viabilidade.
Conheça e inscreva-se no NEATES, Núcleo de Assistência Técnica a Empreendimentos Solidários.
O NEATES oferece gratuitamente assessoria técnica, capacitação e informação para ampliar e consolidar não só o seu empreendimento, mas uma rede de produtores.