A Secretaria Municipal de Trabalho e Emprego abriu as inscrições para o projeto, que podem ser feitas em postos locais de atendimento à população. Informações podem ser obtidas nos telefones 2588 9088 e 2588 9106. O Juventude Cidadã oferece qualificação profissional a jovens de baixa renda, entre 16 e 24 anos, em sua maioria com escolaridade inferior ao ensino médio completo. Serão ao todo 7000 jovens capacitados nas áreas de Alimentação, Telemática, Hotelaria e Administração.
O CIEDS fica responsável pelas áreas de Alimentação e Telemática com 3690 alunos ao todo. São 2.400 vagas para telemática e 1.290 na área de alimentação. A meta é inserir no mercado de trabalho pelo menos 30% dos jovens beneficiários. Será desenvolvido, além da capacitação específica, um módulo básico de cidadania, direitos humanos, empreendedorismo e mercado de trabalho atual. O programa inclui também atividades de incentivo ao aumento de escolaridade e de ação comunitária.
O curso será oferecido de 2ª a 6ª Feira nos turnos da manhã, tarde ou noite e os alunos terão bolsa de R$120,00, auxílio transporte e lanche. O objetivo é contribuir para elevar o índice de empregabilidade dos jovens, promovendo uma formação inovadora e criativa, investindo no desenvolvimento pessoal, social e profissional. Para isso, o projeto prevê uma formação integral, que inclui a prestação de serviços voluntários à comunidade.